A “Igualdade de Recursos” como Marco Teórico das Políticas Públicas de Inclusão Social para Pessoas com Deficiência

João Daniel Daibes Resque, Raimundo Wilson Gama Raiol

Resumo


Artigo que busca, a partir da análise da obra de Ronald Dworkin, intitulada de “A Virtude Soberana: a teoria e a prática da igualdade”, expor os pressupostos sob os quais o filósofo desenvolve a sua teoria igualitária de justiça distributiva, denominada de “igualdade de recursos”, a qual se baseia na distribuição de iguais parcelas do total de recursos existentes na sociedade, e como essa teoria da igualdade se propõe a explicar a justiça de distribuições alternativas e compensações que sirvam de aporte teórico e balizem a formulação de políticas públicas de inclusão social voltadas para as pessoas com deficiências.


Palavras-chave


Igual consideração; Igualdade de recursos, Justiça distributiva; Pessoas com deficiência; Ronald dworkin

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Luiz Alberto Davi. A proteção constitucional das pessoas com deficiência. 4ª ed. Brasília: CORDE, 2011.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. 3. ed. Tradução de Mario da Gama Kury. Basília: Editora UnB, 2001

BRITO FILHO, José Claudio Monteiro de. Ações afirmativas. São Paulo: LTr, 2012. CITTADINO, Gisele. Pluralismo, direito e justiça distributiva: elementos de filosofia constitucional contemporânea. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

DWORKIN, Ronald. A virtude soberana: a teoria e a prática da igualdade. Tradução de Jussara Simões. Revisão Técnica e da Tradução de Cícero Araújo e Luiz Moreira. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FLEISCHACKER, Samuel. Uma breve história da justiça distributiva. Tradução de Álvaro Vita. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FONSECA, Dagoberto José. Políticas públicas e ação afirmativa. São Paulo: Selo Negro, 2009.

FRISCHEISEN, Luiza Cristina Fonseca. Políticas Públicas: a responsabilidade do administrador e o ministério público. São Paulo: Max Limonad, 2000.

GARGARELLA, Roberto. As teorias da justiça depois de Rawls: um breve manual de filosofia política. Tradução de Alonso Reis Freire. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

KYMLIKA, Will. Filosofia política contemporânea: uma introdução. Tradução de Luis Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. 3ª ed. Tradução de Jussara Simõe. Revisão Técnica e da Tradução de Álvaro de Vita. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VITA, Álvaro de. Justiça liberal: argumentos liberais contra o neoliberalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9644/2016.v2i1.1095

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.