DA RACIONALIDADE ECONÔMICA À CONCEPÇÃO NORMATIVA DE RECONHECIMENTO: uma revisão teórica sobre perspectivas analíticas da ação coletiva e dos movimentos sociais

Glaucia Fernanda Oliveira Martins Batalha

Resumo


O artigo pretende apresentar uma revisão teórica dos modelos analíticos da ação coletiva e dos movimentos sociais dos autores  Mancur Olson, Eduard P. Thompson, Barrington Moore Jr., James Scott e Axel Honneth. Para concretização dos fins propostos, adota-se a metodologia que contempla o procedimento de pesquisa bibliográfica, uma vez que esta se volta para as diversas contribuições teóricas dos autores sobre a temática da ação coletiva.


Palavras-chave


movimentos sociais; ação coletiva; modelos analíticos; autores; contribuições teóricas.

Texto completo:

PDF

Referências


ALONSO, Ângela. As teorias do movimento social: uma balanço do debate. Disponível em: ://www.scielo.br/pdf/ln/n76/n76a03.pdf. Acesso em: 09 ago. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, p.295-316, 2012.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Tradução de Luiz Repa. São Paulo: Ed.34, 2003.

MOORE Jr., Barrigton. Injustiça: as bases socais da obediência e da revolta. São Paulo: Brasiliense, 1987.

OLSON, M. A lógica da ação coletiva: os benefícios públicos e uma teoria dos grupos sociais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

SCOTT, James C. A Dominação e a Arte da Resistência: discursos ocultos. Tradução de Pedro Serras Pereira. Lisboa/Fortaleza: Letra Livre, 2013.

TARROW, Sidney. O poder em movimento: movimentos sociais e confronto político. Petrópolis: Vozes, 2009.

THOMPSON, E.P. A economia moral da multidão inglesa no século XVIII e Economia moral revisitada”. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9660/2021.v7i1.7779

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.