O DESENVOLVIMENTO NO BRASIL A PARTIR DA REVOLUÇÃO DE 1930 E SEUS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: TRANSFORMAÇÃO ECONÔMICA E SUSTENTABILIDADE

Romina Ysabel Bazán Barba, Nivaldo Dos Santos

Resumo


Aborda-se, no Direito e no campo da sustentabilidade, pela vertente histórico-jurídico, a problemática do desenvolvimento do Brasil a partir da Revolução de 1930. Através do método dedutivo, buscou-se compreender o desenvolvimentismo nacional, o processo de desenvolvimento industrial, a transformação econômica e seus impactos socioambientais. O objetivo deste estudo está na análise do processo de industrialização tratando das mercadorias fictícias, em destaque, a terra, como também impactos do desenvolvimento no meio ambiente, considerando-se a sustentabilidade. Por fim, traz-se um debate da história do desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil – com vista as discussões teóricas – com o atual quadro vivenciado.

Palavras-chave


Desenvolvimento; Sustentabilidade; Mercadorias fictícias; Meio ambiente; Transformação econômica.

Texto completo:

PDF

Referências


HARVEY, David. La teoria de la renta. In: Los límites del capitalismo y la teoria marxista. México: Fondo de Cultura Económica, 1990.

KANAAN, Hanen Sarkis. Estado e planejamento econômico no Brasil de Octávio Ianni. Artigo de Revista UDESC – Florianópolis/SC, 2004. Disponível em: Acesso e download em: 29/06/2019.

LINHARES, Maria Yedda e SILVA, Francisco Carlos. Terra Prometida: uma história da Questão Agrária no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

MOREIRA, Vânia Maria Losada. Os anos JK: industrialização e modelo oligárquico de desenvolvimento. In: FERREIRA, Jorge e Lucilia Almeida Neves. (orgs.) O Brasil Republicano: o tempo da experiência democrática - da democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

MULLER, Geraldo. Indústria e agricultura no Brasil: do latifúndio-minifúndio ao CAI; Formulações gerais sobre o CAI; A agricultura Brasileira no CAI. In: MULLER, Geraldo. Complexo Agroindustrial (CAI) e modernização agrária. São Paulo: Editora Hucitec, 1989.

POLANYI, Karl. A Grande transformação: as origens de nossa época. 12° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

SANDES JUNIOR. Homenagem à memória do ex-Senador Emival Ramos Caiado. Brasília, DF: Câmara dos Deputados – Detaq, 2008. Disponível em: . Acesso em 21/05/2019.

SILVA, Ana Lúcia da. A Revolução de 30 em Goiás. Goiânia: Cânone Editorial, 2005.

SKIDMORE, Thomas E. Brasil: de Getúlio Vargas a Castelo Branco (1930-1964). Rio de janeiro: Paz e terra, 1982.

THOMPSON, E. P. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

VICENTINO, Claudio; DORIGO, Gianpaolo. História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9687/2019.v5i2.5817

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.