Políticas Públicas e a Falência do Sistema Prisional Brasileiro: Teses Jurídicas 17 e 18 do Procurador-Geral da República PGR, e a Imediata Intervenção do Poder Judiciário

Daniela Carvalho Almeida Da Costa, Ercolis Filipe Alves Santos

Resumo


O objetivo do presente artigo é analisar a viabilidade jurídica de o Poder Judiciário determinar ao Executivo a realização de obras em estabelecimentos prisionais; confrontando- se a teoria da reserva do financeiramente possível e a aplicabilidade imediata de direitos fundamentais explícitos na Constituição Federal, bem como o entendimento mais recente de nossa Corte Constitucional sobre a temática. Para tanto, foi tomado como pano de fundo o caso objeto do Recurso Extraordinário 592.581/RS  do qual resultaram as teses jurídicas de nsº 17 e 18 do Procurador-Geral da República - PGR, que versou sobre a problemática do controle judicial de políticas públicas que garantam a preservação do direito fundamental ao respeito à integridade física e moral dos presos, incluindo reforma, ampliação e construção de estabelecimentos prisionais, em caso de omissão dos entes estatais. Por fim, fez-se uma breve análise da crise estrutural do sistema penitenciário brasileiro, sinal de flagrante violação do valor supremo da dignidade da pessoa humana.

Palavras-chave


Políticas públicas; Estabelecimentos prisionais; Teses jurídicas; Dignidade da pessoa humana

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. 40 ed. São

Paulo: Saraiva, 2007.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos, 8a ed., Rio de Janeiro: Campus, 1992.

CINTRA, Antônio Carlos de Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria geral do processo. 20. ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2004.

DEZORDI WERMUTH, Maiquel Ângelo. Temas aprofundados: Defensoria Pública. Vol. 1. 2ª ed. – Bahia: Juspodivm, 2014.

MARINONI, Luiz Guilherme. Curso de Processo Civil: Teoria Geral do Processo. V.1. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

MARCÃO, Renato. Curso de execução penal. 10. ed. rev., ampl. e atual. – São Paulo: Saraiva, 2012.

MENDES, Gilmar Ferreira. Curso de Direito Constitucional. 5ª ed. rev. e atual. – São Paulo: Saraiva, 2010.

MIRABETE, Júlio Fabbrini. Manual de Direito Penal, 15ª edição. São Paulo, Atlas, 2010. MIRABETE, Júlio Fabbrini. Execução penal. 11 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

NASSON, Nathalia. Manual de Direito Constitucional. 2ª ed. rev. ampl. e atual – Juspodivm, 2014.

NOGUEIRA, Paulo Lúcio. Comentário à Lei de Execução Penal. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1996. SARMENTO, Daniel Antonio de Moraes. O neoconstitucionalismo no Brasil: riscos e possibilidades. In: LEITE, George Salomão; SARLET, Ingo Wolfgang (Org.). Direitos fundamentais e Estado Constitucional: estudos em homenagem a J. J. Gomes Canotilho. São Paulo; Coimbra: Revista dos Tribunais; Coimbra Editora, 2009.

SARLET, Ingo Wolfgang; TIMM, Luciano Benetti (Org.). Direitos fundamentais, orçamento e reserva do possível. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.

STF, Notícias. Judiciário pode impor realização de obras em presídios para garantir direitos fundamentais. Disponível em: Acesso em 15 de agosto de 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9822/2015.v1i1.253

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.