A Projeção do Direito Coletivo do Trabalho no Mundo Rural: Da Vulnerabilidade à Sustentabilidade

Mirta Gladys Lerena Manzo De Misailidis, Awdrey Frederico Kokol

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo a análise do amparo jurídico conferido aos trabalhadores do mundo rural em sua perspectiva individual e coletiva, considerando a exploração de um setor com baixo índice de escolarização e enfraquecimento das organizações sindicais dos trabalhadores rurais. Além dessa realidade, a pesquisa constata uma série de problemas que dificultam o engajamento dos jovens canavieiros à entidade de classe, dos quais cabe destacar: a grande mobilidade dos trabalhadores que trocam de empregador e de cidade de uma safra para outra e, o mais complicado, a que diz respeito ao rígido controle exercido pelos capatazes, empreiteiros e usineiros sobre os trabalhadores. Constata-se ainda a complexidade das relações coletivas no âmbito da organização sindical, o que todavia, não tem impedido as organizações de se envolverem em projetos tripartites como o Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de- Açúcar e a agenda do Trabalho Decente. A pesquisa demonstra que as relações que envolve o mundo rural do cortador de cana demandam muito mais do que o amparo jurídico do direito trabalhista, exigindo o debate de toda a sociedade sobre um projeto real de sustentabilidade. 


Palavras-chave


Direito coletivo do trabalho; Trabalhadores rurais; Vulnerabilidade; Sustentabilidade

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Francisco José da Costa (autor); SILVA, José Graziano da (orient.). Modernização da agricultura e sindicalismo: lutas dos trabalhadores assalariados rurais da região canavieira de Ribeirão Preto. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, SP, 1991.

ALVES, Franciso José da Costa. Mecanização do Corte de Cana Crua e Políticas Públicas Compensatórias: Indo direto ao ponto. Revista Ruris, Campinas,vol.3, n.1, p.153-178, jan-mar., 2009.

ALVES, J.A. Lindgren. As conferências sociais da ONU e a irracionalidade contemrpoânea. In ;TEUBNER, Gunther; ALVIM, Joaquim Leonel de Rezende; RÜDIGER, Dorothee Susanne. Direito e Cidadania na Pós-Modernidade. Piracicaba: Unimep, 2002, p. 19-90.

BARROS, Fátima Regina de (autor); WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel (orient.). A organização sindical dos trabalhadores rurais: contribuição ao estudo do caso do estado de São Paulo, entre 1954-1964. 171f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP, 1986.

BRASIL.Superior Tribunal de Justiça. Recurso Especial 74986/SP. Ministro José Delgado- 1ª Turma. FERAESP e FETAESP.Data da decisão 11/11/1996.

COLETTI, Claudinei. A Estrutura Sindical no Campo: a propósito da organização dos assalariados rurais na Região de Ribeirão Preto. Campinas, SP: UNICAMP: CMU (Tempo & Memória; v.5), 1998.

DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos. Relatório de Avaliação do Encontro Nacional do Setor Sucroalcooleiro. São Paulo: DIEESE, 2007. Disponível em: < http://www.dieese.org.br/projetos/BNDES/relatorioEncontroSucroalcooleiro.pdf>. Acesso em 02 fev., 2010.

D'INCÃO, Maria Conceição; BOTELHO, Moacyr Rodrigues. Movimento social e movimento sindical entre os assalariados temporários da agroindústria canavieira no Estado de São Paulo, pp. p.53-81. In: SADER, Emir. Movimentos sociais na transição democrática. São Paulo: Cortez, 1987.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo : Edusp, 1998.

FERRANTE, Vera Lúcia. Aspectos do Sindicalismo Rural em São Paulo. Perspectivas, São Paulo, n. 3, pp. 135-164, 1980. Fonte disponível em:

. Acesso em 21 nov., 2010.

. O Estatuto do Trabalhador Rural e o Funrural: Ideologia e Realidade. Perspectivas, São Paulo, pp. 189-202, 1976. Fonte disponível em: < http://seer.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/1490/1194> Acesso em 21 nov. 2010.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. Rio de Janeiro: Record, 1998. GRAZIANO da SILVA, José (autor); SZMRECSANYI, Tamas (orient.). Progresso técnico e relações de trabalho na agricultura paulista. 2v Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, SP, 1980.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

IOS- INSTITUTO OBSERVATÓRIO SOCIAL. O comportamento sociotrabalhista da Raízen na colheita de cana-de-açúcar nas Fazendas: Da Serra, Unidade Ibaté/SP, usina da Serra e Santa Rosa, Unidade Ipaussu, Usina Ipaussu/SP. São Paulo, março, 2014. Disponível em:

. Acesso em 14 de agosto de 2015.

KOKOL, Awdrey Frederico; MISAILIDIS, Mirta Lerena (Orient.). Direitos Fundamentais coletivos do trabalho: o paradoxo do mundo do trabalho dos cortadores de cana-de-açucar do estado de São Paulo diante da mecanização130f. Dissertação. Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2011.

LENHARO, Alcir. A Sacralização da política. São Paulo: Unicamp, 1986.

LEROY, Jean Pierre. Contextualização e problematização dos agrocombustíveis no Brasil. In REDE BRASILEIRA PELA INTEGRAÇÃO DOS POVOS. Agrocombústiveis e agricultura familiar e camponesa: subsídios ao debate. Rio de Janeiro-RJ, Redrip/Fase, 2008, p.14-21.

MARTINS, José. de Souza. Os camponeses e a política do Brasil: As lutas sociais no campo e seu lugar no processo político. Petrópolis: Vozes, 1981.

MEDEIROS, Leonilde Servolo. Os trabalhadores do campo e desencontros nas lutas por direitos: CHEVITARESE, André. O Campesinato da História. Rio de Janeiro: Dumará, 2002.

MORAES FILHO, Evaristo. Estudos de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 1991. NOVAES, José Roberto.Trabalho nos canaviais: jovens entre a enxada e o facão. Revista Ruris,Campinas, vol.3, pp. 103-127, março, 2009.

OIT, Organização Internacional do Trabalho no Brasil. Agenda Nacional de Trabalho Decente. Brasília: OIT BRASIL, 2006. Disponível em:

Acesso em 20 nov. 2010.

. Combate ao trabalho escravo motiva atividades pelo país. Notícias

/01/2011.Disponível em: < http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1845> Acesso em 30 jan. 2011.

PANCOTTI, José Antônio. Aspectos do Enquadramento sindical rural. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, n.20, 2002.

POCHMANN, Márcio. FAGNANI, Eduardo. Debates Contemporâneos, economia social e do trabalho: A Superterceirização do trabalho. São Paulo: LTr, 2008."

PRADO JR., Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Publifolha; Brasiliense, 2000, 408 p.

PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO. Raízen é novamente condenada a encerrar salário por produção no corte de cana. Notícia disponivel em: . Acesso em 16.08.15.

RUPRECHT, Alfred. Relações Coletivas de Trabalho. Trad. Irany Ferrari Cunha. Revisão Edilson Alkmin. São Paulo: LTr, 1995.

SILVA, Laura Vasconcelos Neves da (autora); DA SILVA, Luiz de Pinho Pedreira da (orient.). As relações de trabalho rural nas usinas de cana-de-açúcar e o trabalho decente. 158 f. Dissertação (mestrado). Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Direito, Salvador, 2008.

SILVA, Maria Aparecida de Moraes. Se eu pudesse eu quebraria todas as máquinas. In: ; ANTUNES, Ricardo. O Avesso do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

SOUZA, José Fernando Vidal. Os Direitos Difusos e Coletivos: o Meio Ambiente. In: LEMOS FILHO, Arnaldo; BARSALINI, Glauco; VEDOVATO, Luís Renato & MELLIM FILHO, Oscar. Sociologia do Direito, 3 ed. Campinas: Alínea, 2008, p.309-332.b

THOMAZ JR., Antônio. Por trás dos canaviais, os nós da cana: A relação capital x trabalho e o movimento sindical dos trabalhadores na agroindústria canavieira paulista. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2002.

VIANNA, Segadas; SÜSSEKIND, Arnaldo; MARANHÃO, Délio. Instituições de Direito do Trabalho. (Vol. 2). Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1981.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9830/2015.v1i1.263

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.