A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO DA PESSOA TRANSGENERO E A “DOLOROSA” ARTE DE SER NORMAL

Anna Priscylla Lima Prado, Isabele Bandeira De Moraes Dangelo

Resumo


Aborda a inclusão das pessoas trans no mercado de trabalho e as dificuldades ainda hoje existentes face ao preconceito e à ausência de políticas públicas eficazes. Propõe análise a partir de uma pauta Hermenêutica à luz dos Princípios específicos do Direito do Trabalho e de Princípios Constitucionais Fundamentais, para que sejam criadas normas específicas para a eliminar o preconceito e garantir presença e respeito à dignidade dos transgêneros no meio laboral. As linhas metodológicas adotadas conduziram ao estudo comparado de legislações e políticas públicas utilizadas nos Estados Unidos e em países da UE, para reafirmar a necessidade de esforços legislativos.


Palavras-chave


Transgênero, inclusão, Políticas públicas, Mercado de trabalho

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Everaldo Gaspar Lopes de. O direito do trabalho na filosofia e na teoria social crítica: os sentidos do trabalho subordinado na cultura e no poder das organizações. São Paulo: LTR, 2014.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômano. Tradução de Pietro Nasseti. São Paulo: Martin Claret, 2004.

BARROSO. Luís Roberto. Judicialização, Ativismo Judicial e Legitimidade Democrática. Anuário Iberoamericano de Justiça Constitucional. número 13. Madrid, 2009.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. São Paulo: CAMPUS, 2004.

BUTLER, J. (1990). Problemas de gênero - Feminismo e subversão de identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CAMPINHO. Bernardo Brasil. A jurisdição constitucional e o processo democrático na experiência latino-americana contemporânea. In Anais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI. Realizado em Fortaleza-CE nos dias 09, 10, 11 e 12 de junho de 2010.

DANTAS, Ivo; CASTRO. Gina Gouveia Pires de; BARROS. Lívia Dias. O novo Constitucionalismo Latino-Americano e o Controle de Constitucionalidade. Texto fornecido pelos autores.

________. Ivo. Teoria do Estado Contemporâneo. 2ª Ed. Revista, Atualizada e Ampliada. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.

DANGELO, Isabele Bandeira de Moraes. INDENIZAÇÃO – Dano existencial – sujeição do empregado à jornada de trabalho extenuante de 15 horas diárias alternadamente. In: Revista de Direito do Trabalho – RDT. São Paulo: RDT, ano 41, vol. 163, maio-junho, 2015.

DAVID, René. Os grandes sistemas do direito contemporâneo: direito comparado. Lisboa: Meridiano, 1978.

GORSDORF, Leandro Franklin. Direitos “LGBT” e a identidade do sujeito constitucional: um caminho para além do arco-íris. In: Direito constitucional brasileiro: volume I: teoria da constituição e direitos fundamentais/ Clèmerson Merlin Clève, coordenador; coordenadora assistente Ana Lucia Pretto Pereira. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014

HAZAN, Elen Mara Ferraz. Mulheres na efetivação dos direitos humanos e sociais. Belo Horizonte: RTM, 2017.

MOREIRA, Izabel Rosa. Diversidade sexual como direito fundamental: o reconhecimento jurídico da homoafetividade no Brasil. Curitiba: Juruá, 2015.

NOBRE JÚNIOR, Edilson Pereira. Administração pública, legalidade e pós-positivismo. In: BRANDÃO, Cláudio;

CAVALCANTI, Francisco de Queiroz Bezerra; ADEODATO, João Maurício (Coord.). Princípio da legalidade: da dogmática jurídica à teoria do direito. Rio de Janeiro: Forense, 2009.

PERROT, Michelle. Os excluídos da história. Operários, mulheres e prisioneiros. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

PERES. Ana Paula Ariston Barion. Transsexualismo: o Direito a uma nova identidade sexual. Rio de Janeiro. Renovar, 2001.

ROCHA, Cármen Lúcia Antunes. O princípio constitucional da igualdade. Belo Horizonte: Lê, 1991.

______, Cármen Lúcia Antunes. Direitos de para todos. 2ª ed. Belo Horizonte: Fórum, 2008.

ROLLA, Giancarlo. La evolución del constitucionalismo em América Latina y la originalidade de las experiencias de justicia constitucional. Anuário Iberoamericano de Justiça Constitucional. número 16. Madrid, 2012.

SILVA, Sofia Vilela de Moraes e. Discriminação por identidade de gênero no direito do trabalho: a desconsideração do dispositivo binário centrado na polaridade homem/mulher, para ampliar os cânones da proteção. Recife: Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPE, texto avulso, 2015.

TST. Mantida indenização a trabalhadora que sofreu assédio moral por ser transexual. in http://www.tst.jus.br/noticia-destaque/-/asset_publisher/NGo1/content/id/24249429. Consultado em 08/05/2017.

WILLIAMSON, Lisa. A arte de ser normal. Rio de Janeiro: Rocco, 2015.

YOGYAKARTA. http://www.yogyakartaprinciples.org/. Consultado em: 08/05/2017.

TRANSGENDER INCLUSION IN THE WORK PLACE – 2ND EDITION A HUMAN RIGHT CAMPAIGNFUNDACION REPORT . In: http://www.hrc.org/issues/9603.htm. Consultado em: 05/05/2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/2525-9849/Index_Law_Journals/2017.v3i1.2035

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.