O DISCURSO JURÍDICO E O CONTROLE BIOPOLÍTICO DOS CORPOS DAS MULHERES TRABALHADORAS: DA PEC 181-A A REFORMA TRABALHISTA

Conteúdo do artigo principal

Dombkowitsch Alves Dombkowitsch

Resumo

Este estudo problematiza o discurso jurídico sobre os corpos das mulheres e a diferencial distribuição da precariedade em suas vidas, partindo da PEC 181-A, que propõe a proteção da vida desde a concepção, interferindo nas regras de abortamento legal no Brasil e do artigo 394-A da CLT, que retira proteção à maternidade. Esses discursos biopolíticos produzem enquadramentos definindo quais vidas são relevantes para o direito. Utilizou-se abordagem qualitativa enfatizando os estudos culturais feministas. Esta investigação pretende avançar nos estudos de gênero, como urgentes demandas que se encontram nos corpos de mulheres, cuja invisibilidade e silêncio se perpetuam histórica e socialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Dombkowitsch, D. A. (2018). O DISCURSO JURÍDICO E O CONTROLE BIOPOLÍTICO DOS CORPOS DAS MULHERES TRABALHADORAS: DA PEC 181-A A REFORMA TRABALHISTA. Revista De Gênero, Sexualidade E Direito, 4(1), 156–170. https://doi.org/10.26668/2525-9849/Index_Law_Journals/2018.v4i1.4364
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Dombkowitsch Alves Dombkowitsch, Anhanguera do Rio Grande

mestre em direito e justiça social pela FURG. Realiza disciplina como aluna especial no programa de doutorado em educação da UFPEL. Professora de Direito na Faculdade Anhanguera do Rio Grande. Pesquisadora na área de gênero e sexualidades.