EMPODERAMENTO FEMININO: uma análise a partir da teoria do poder simbólico de Pierre Bourdieu

Gabriele Ana Paula Danielli Schmitz, Robison Tramontina

Resumo


O presente trabalho trata sobre o empoderamento feminino sob a perspectiva da teoria do poder simbólico de Pierre Bourdieu. A escolha do tema motiva-se pela sua contemporaneidade e pela recorrente discussão em torno do empoderamento feminino. A questão que orienta esta investigação é a seguinte: é possível sustentar a ideia de que o empoderamento feminino é uma forma de poder simbólico? Para responder a esta indagação o desdobramento argumentativo teve como base a seguinte trajetória: primeiro abordou-se o significado de empoderamento feminino; na sequência se fez uma abordagem acerca da teoria do poder simbólico de Pierre Bourdieu; por último analisou-se a possibilidade de considerar o empoderamento feminino uma forma de poder simbólico. O método de pesquisa adotado foi o método dedutivo e como metodologia a pesquisa bibliográfica.


Palavras-chave


Empoderamento. Poder Simbólico.

Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos. 2 ed. Trad. Sérgio Milliet. Difusão Européia do Livro: São Paulo,1970.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina: a condição feminina e a violência simbólica. Trad. Maria Helena Kuhner. 3 ed. Rio de Janeiro: Bestbolso, 2016.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Berrando Brasil S. A: Rio de Janeiro, 1989.

E-BIOGRAFIA. Pierre Bourdieu, 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 de janeiro de 2017.

FREDRICKSON, Barbara L; ROBERTS, Tommi Ann. Objetification theory: toward understanding women’s lived experiences and mental health risks. 1997. Disponivel em: . Acesso em: 05 de junho de 2016.

JOHNSON, Lisa e LEARNED, Andrea. Por que as mulheres compram? Estratégias de marketing para conquistar o público feminino. 2. Ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 2012.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Os princípios do empoderamento das mulheres, 2016. Disponível em: < http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2016/04/cartilha_WEPs_2016.pdf>. Acesso em 09 de janeiro de 2017.

MCKINSEY GLOBAL INSTITUTE. O poder da igualdade: como o avanço da igualdade das mulheres pode acrescentar us$12 trilhões ao crescimento global, 2015. Disponível em: . Acesso em: 09 de janeiro de 2017.

SARDENBERG, Cecília. Conceituando “Empoderamento” na Perspectiva Feminista (transcrição revisada da comunicação oral apresentada ao I Seminário Internacional: Trilhas do Empoderamento de Mulheres – Projeto TEMPO, NEIM/UFBA, Salvador, 2006, ampliado na versão 2009. Disponível em: < https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6848 >. Acesso em: 26 de janeiro de 2017.

SOUZA, Lisandra. "We Can Do It!": você conhece a origem de um dos grandes símbolos do movimento feminista?. Disponível em: . Acesso em 10 de janeiro de 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/2525-9849/Index_Law_Journals/2017.v3i1.1826

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.