TECNOLOGIA, PRECARIZAÇÃO E O PAPEL DO DIREITO DO TRABALHO

Allan Gomes Moreira

Resumo


O presente trabalho objetiva refletir sobre a mudança paradigmática que trabalho vem sofrendo em razão das novas tecnologias. Para tanto, através de método jurídico-dedutivo, baseado em pesquisa bibliográfica e legal, busca-se compreender, apropriando-se da literatura secundária fundamentada no pensamento de Marx, em que sentido é a precarização das condições de trabalho ocasionada pela tecnologia, fruto da própria dinâmica expansionista do capital. Conclui-se que é necessário conciliar as proteções jurídicas típicas do Direito do Trabalho com as novas relações, constituídas através das plataformas virtuais, como condição sine qua non para exploração digna do trabalho humano.   

Palavras-chave


Tecnologia; Precarização; Trabalho; Plataformas Digitais; Economia sob demanda

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, E. T. Parassubordinação e Uberização do Trabalho: algumas reflexões. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019.

ALVES, G. A crise estrutural do capital e sua fenomenologia histórica. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2019.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009.

ANTUNES, R. Adeus ao Trabalho? 16. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

BAPTISTA, P.; KELLER, C. I. Por que, quando e como regular as novas tecnologias? Os desafios trazidos pelas inovações disruptivas. Revista de Direito Administrativo, v. 273, p. 123–163, 2016.

BENCKE, F. F.; GILIOLI, R. M.; ROYER, A. Inovação disruptiva: uma análise das pesquisas empíricas publicadas no Brasil. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 5, n. 2, p. 160–180, 2018.

BIHR, A. Du “Grand Soir” a “L’Alternative”: le mouvement ouvrier européen en crise. Paris: Les Edition Ouvrières, 1991.

CARCANHOLO, R. A. A atual crise do capitalismo. Crítica Marxista, n. 29, p. 49–55, 2009.

CARCANHOLO, R. A.; NAKATANI, P. O capital especulativo parasitário: uma precisão teórica sobre o capital financeiro característico da globalização. Ensaios FEE, v. 20, n. 1, p. 284–304, 1999.

CARELLI, R. DE L. O caso Uber e o controle por programação: de carona para o século XIX. In: Tecnologias Disruptivas e a Explotação do Trabalho Humano: a intermediação de mão de obra a partir das plataformas eletrônicas e seus efeitos jurídicos e sociais. São Paulo: LTr, 2017.

DELGADO, G. N.; RIBEIRO, A. C. P. DE C. Os Direitos Sociotrabalhistas como dimensão dos Direitos Humanos. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, v. 79, n. 2, p. 199–219, 2013.

DELGADO, M. G. Relação de emprego e relações de trabalho: a retomada do expansionismo do direito trabalhista. In: Dignidade Humana e Inclusão Social: caminhos para a efetividade do Direito do Trabalho no Brasil. São Paulo: LTr, 2010. p. 17–33.

DELGADO, M. G. Apresentação. In: Tecnologias Disruptivas e a Explotação do Trabalho Humano: a intermediação de mão de obra a partir das plataformas eletrônicas e seus efeitos jurídicos e sociais. São Paulo: LTr, 2017. p. 9–10.

DELGADO, M. G.; DELGADO, G. N. O Direito do Trabalho na Contemporaneidade: clássicas funções e novos desafios. In: Tecnologias Disruptivas e a Explotação do Trabalho Humano: a intermediação de mão de obra a partir das plataformas eletrônicas e seus efeitos jurídicos e sociais. São Paulo: LTr, 2017.

FILHO, L. P. V. DE M. Prefácio. In: Tecnologias Disruptivas e a Explotação do Trabalho Humano: a intermediação de mão de obra a partir das plataformas eletrônicas e seus efeitos jurídicos e sociais. São Paulo: LTr, 2017.

HARVEY, D. A loucura da razão econômica: Marx e o capital no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2018.

LEME, A. C. R. P. UBER e o Uso do Marketing da Economia Colaborativa. In: Tecnologias Disruptivas e a Explotação do Trabalho Humano: a intermediação de mão de obra a partir das plataformas eletrônicas e seus efeitos jurídicos e sociais. São Paulo: LTr, 2017. p. 77–88.

MAIOR, J. L. S. Impactos da Tecnologia no Mundo do Trabalho, no Direito e na Vida do Juiz. In: Tecnologias Disruptivas e a Explotação do Trabalho Humano: a intermediação de mão de obra a partir das plataformas eletrônicas e seus efeitos jurídicos e sociais. São Paulo: LTr, 2017. p. 44–55.

OLIVEIRA, M. C. S. Relação de Emprego, dependência econômica e subordinação jurídica: revisitando os conceitos - critérios de identificação do vínculo empregatício. Curitiba: Juruá, 2014.

PIRES, H. DE S. Direito do trabalho: a atualidade do princípio da proteção. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, v. 77, n. 2, p. 125–132, 2011.

SIGNES, A. T. O Mercado de Trabalho no Século XXI: on-demand economy, crowdsourcing e outras formas de descentralização produtiva que atomizam o mercado de trabalho. In: Tecnologias Disruptivas e a Explotação do Trabalho Humano: a intermediação de mão de obra a partir das plataformas eletrônicas e seus efeitos jurídicos e sociais. São Paulo: LTr, 2017. p. 28–43.

VASCONCELOS, A. G. DE; VALENTINI, R. S.; NUNES, T. C. G. Tecnologia da Informação e seus Impactos nas Rlações Capital-Trabalho. In: Tecnologias Disruptivas e a Explotação do Trabalho Humano: a intermediação de mão de obra a partir das plataformas eletrônicas e seus efeitos jurídicos e sociais. São Paulo: LTr, 2017. p. 89–100.

WOLFF, S. O “trabalho informacional” e a reificação da informação sob os novos paradigmas organizacionais. In: Infoproletários: degradação real do trabalho virtural. São Paulo: Boitempo, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9857/2019.v5i2.6093

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.