A Relação Direito e Fraternidade como Instrumento Promocional da Dignidade da Pessoa Humana no Direito do Trabalho

Guilherme Domingos de Luca, Lafayette Pozzoli

Resumo


O presente trabalho analisará a relação do Direito e Fraternidade como instrumento promocional da Dignidade da Pessoa Humana no Direito do Trabalho, sendo este o problema, apontando o meio pelo qual o direito positivo tem constitucionalizado as garantias fundamentais do homem no direito laboral. Compreenderá a relação do trabalho humano versus a dignidade da pessoa humana, e a ideia de fraternidade como função promocional. A pesquisa se fundamentou em comparadas bibliográficas. O objeto principal é de compreender o papel da fraternidade e do direito na promoção da dignidade no Direito do Trabalho. Especificadamente, de entender o papel do princípio da fraternidade e da dignidade da pessoa humana na tutela dos Direitos Fundamentais laborais. Trata-se de uma pesquisa pautada no método de investigação hipotético-dedutivo, partindo-se da hipótese de que a fraternidade contribui para a correta aplicação do Direito como instrumento de dignidade do trabalho.


Palavras-chave


Fraternidade, Dignidade da pessoa humana, Direito do trabalho, Direito como função promocional, Humanismo

Texto completo:

PDF

Referências


BAGGIO, Antonio Maria. (Org.). Fraternidade e reflexão politológica contemporânea. In: O Princípio Esquecido/2: Exigências, recursos e definições da fraternidade na política. Tradução de Durval Cordas, Luciano Menezes Reis. Vargem Grande Paulista, SP: Cidade Nova, 2009.

BOBBIO, Norberto. Da estrutura à função: novos estudos de teoria do direito. Tradução de Daniela BaccacciaVersani. Barueri-SP: Editora Manole, 2007.

BORGES, Rosângela Mara Sartori. Princípio da Dignidade da Pessoa Humana: Instrumento da Não-Discriminação. In: FACHIN, Zulmar (Coord.). Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Método, 2008.

COSTA, Ilton Garcia; REIS, Junio Barreto. Direito ao trabalho como fator de inclusão social: proibição da despedida arbitrária e discriminatória. Revista Jurídica (FIC), v. 1, p. 78-96, 2014.

CRUZ, Alvaro Augusto Fernandes da; POZZOLI, Lafayette. Princípio Constitucional da dignidade humana e o Direito Fraterno. In: XIX Encontro Nacional do Conpedi, 2010, Fortaleza, CE. Anais do XIX Encontro Nacional do Conpedi - Fortaleza CE. Florianópolis. SC: Conpedi, 2010.

DELGADO, Gabriela. Direito Fundamental ao Trabalho digno. São Paulo: LTr, 2006.

DELGADO, Maurício Godinho. Curso de direito do trabalho. 14. ed. São Paulo: LTr, 2015.

DI LORENZO, Wambert Gomes. Teoria do Estado de Solidariedade. Rio de Janeiro: Ed Campus, 2010, p. 67.

HORITA, Fernando Henrique da Silva. A construção da fraternidade por meio dos saberes propedêuticos dos cursos de Direito no Brasil. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha”, mantenedora do Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, Marília, 2015.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução: Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 1995.

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. São Paulo: Saraiva, 2011. LUCA, Guilherme Domingos; AMARAL, Antonio Carlos Ferreira do. Direitos Fundamentais Efetivos na Relação de Trabalho. In: Damian Rodrigo Pizarro; José Marcos Miné Vanzella; Marcia Cristina de S. Alvim; Maria Aparecida Alkimin. (Org.). Democracia, Ética e Efetivação dos Direitos. 1 ed.Lorena: Unisal, 2015.

MIRAGLIA, Lívia Mendes Moreira .O direito do trabalho e a dignidade da pessoa humana pela necessidade de afirmação do trabalho digno como direito fundamental. In: XIX Encontro Nacional do CONPEDI, 2010, Fortaleza. Anais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI. Florianópolis: Boiteux, 2010.

MONTORO, André Franco. Introdução à Ciência do Direito. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2009.

________. Estudos de Filosofia do Direito. São Paulo: Saraiva, 1999.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. O que é trabalho decente. Brasília. Disponível em: < http://www.oitbrasil.org.br/content/o-que-e-trabalho- decente>. Acesso em: 09 ago. 2015.

POZZOLI, Lafayette. Maritain e o Direito. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

________; ANTICO, Andrea. A Função Promocional do Direito ao Trabalho Digno sob a Ótica dos Direitos Humanos. In: AGOSTINHO, Luis Otávio Vincenzi de; HERRERA, Luiz Henrique Martim (org.). Tutela dos Direitos Humanos e Fundamentais. Birigui: Boreal, 2011.

RIGOLDI, Vivianne. Educação Inclusiva e o Direito à Diversidade sob o Enfoque do Princípio da Igualdade. In: Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito – CONPEDI, XVIII, 2009. Maringá. Anais. Disponível em: http://www.conpedi.org.br/anais/36/20_1661.pdf. Acesso em: 20 jul. 2015.

SANTOS, Hélbertt Paulo Leme dos. A pena privativa de liberdade e o princípio da fraternidade. Birigui, SP: Boreal Editora, 2011.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 24. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2005.

VALE DA SILVA, Ildete Regina. ; VEIGA JUNIOR, Celso Leal da. Sustentabilidade e fraternidade: algumas reflexões a partir da proposta de um direito ambiental planetário. Veredas do Direito (Belo Horizonte), v. 8, p. 25-42, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9857/2015.v1i1.348

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.