LEITURA DO CONTO MACHADIANO “A IGREJA DO DIABO” À LUZ DA PRAGMÁTICA JURÍDICA

Conteúdo do artigo principal

Mara Regina De Oliveira
Renata Moura Gonçalves

Resumo

O presente artigo tem como objetivo tecer uma leitura do conto “A Igreja do Diabo”, de Machado de Assis, tomando como base as reflexões de Tercio Sampaio Ferraz Junior acerca da pragmática jurídica. Para tanto, retoma a importância da interdisciplinaridade, diferencia as abordagens zetéticas e dogmáticas do fenômeno jurídico, bem como reflete sobre as relações de poder existentes entre autoridade e sujeito no âmbito da sociedade que se revelam indispensáveis para obter o cometimento e a obediência à norma jurídica. Tendo em vista a complexidade da sociedade e das relações comunicacionais entre os indivíduos, aponta para as possíveis situações de confirmação, de negação e de desconfirmação da norma jurídica e de como uma abordagem zetética e interdisciplinar pode auxiliar na compreensão mais adequada do direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE OLIVEIRA, Mara Regina; MOURA GONÇALVES, Renata. LEITURA DO CONTO MACHADIANO “A IGREJA DO DIABO” À LUZ DA PRAGMÁTICA JURÍDICA. Revista de Direito, Arte e Literatura, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9911/2024.v10i2.11147. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/revistadireitoarteliteratura/article/view/11147. Acesso em: 17 jul. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mara Regina De Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre e Doutora em Direito pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo. Professora Assistente  Doutora da Faculdade de Direito, onde ministra a disciplina Direito e Cinema.

Renata Moura Gonçalves, Universidade de São Paulo

Mestre em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde, atualmente, cursa o doutorado sob a orientação da Professora Doutora Mara Regina de Oliveira. E-mail: renata.moura.goncalves@usp.br.

 Endereço Postal: Largo São Francisco, 95 – Centro – São Paulo – SP, 01005-10.