Contratos Internacionais de Transferência de Tecnologia e a Lei 12.529/2011: Uma Análise Quanto ao Controle de Concorrência nos Casos da Empresa Estadunidense Monsanto.

Marcelo Markus Teixeira, Rafael Alfredo Weber Hoss

Resumo


A expansão atual do comércio se deve, sobretudo, a facilidade das negociações em âmbito internacional tendo, como resultado, as mais diversas transações com produtos oriundos de outros países. O mesmo ocorre com a compra e venda da tecnologia, trazendo desenvolvimento econômico nesse diapasão. Porém, por mais que objetive a troca de conhecimento em âmbito internacional, alguns contratos de transferência de tecnologia acabam sendo utilizados, de forma mascarada, para tentar conquistar o domínio de mercado de determinado ramo e obstar a inovação e desenvolvimento econômico, eis que o detentor da tecnologia pode negociá-la com quem lhe convir. A atuação estatal como forma de controle das ações dos sujeitos internacionais pode auxiliar a coibir tal prática, garantindo-se assim um mercado aberto, com o devido direito à livre concorrência. Contudo, a Lei 12.529 /2011 não determina a notificação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) quando da formalização desses contratos. A fim de compreender como é feito o controle de concorrência ante os casos não obrigatórios de submissão de análise dos contratos e o posicionamento do CADE após a criação da lei, far-se-á uma breve análise de julgados envolvendo contratos internacionais de transferência de tecnologia e domínio de mercado envolvendo a empresa estadunidense Monsanto. Para tanto, a metodologia utilizada será analítica de cunho exploratório.

 


Palavras-chave


Contratos internacionais, Transferência de tecnologia, Domínio de mercado, Livre concorrência

Texto completo:

PDF

Referências


ARANHA, José Graça. Convenções Internacionais em Matéria de Propriedade Industrial. In: Seminários OMPI de Propriedade Intelectual e Mecanismos de Transferência de Tecnologia. Maria Alice Lahorgue, Carlos Fernando Costa (orgs.). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1999.

BAPTISTA, Luiz Olavo. Contratos internacionais. São Paulo: Lex Editora; Porto Alegre: Magister, 2011.

BASSO, Maristela. O direito internacional da propriedade intelectual. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2000.

BASSO, Maristela; PRADO, Mauricio Almeida; ZAITZ, Daniela. Direito do comércio internacional: pragmática, diversidade e inovação. Curitiba: Juruá, 2005.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: DF, Senado, 1988. Disponível em:

BRASIL. Lei 12.259, de 30 de novembro de 2011. Disponível em: . Acesso em: fev. 2015.

CHESBROUGH, Henry. Inovação aberta: como criar e lucrar com a tecnlogia. Tradução: Luiz Claudio de Queiroz Faria. Porto Alegre: Bookman, 2012.

CHESNAIS, Françóis. A mundialização do capital. 1. ed. atual. e ampl. São Paulo: Xamã, 1996.

Convenção da União de Paris. Disponível em: http://www.inpi.gov.br/legislacao-1/cup.pdf. Acesso em: jul. 2015.

CORRÊA, Daniel Rocha. Contratos de transferência de tecnologia. Belo Horizonte: Movimento editorial da Faculdade de Direito da UFMG, 2005.

DZEKANIAK, Gisele; ROVER, Aires. Sociedade do Conhecimento: características, demandas e requisitos. DataGramaZero - Revista de Informação - v.12 n.5 out/11. Disponível em: < http://www.dgz.org.br/out11/Art_01.htm>. Acesso em: jul. 2015.

KHAN, Abdul Waheed Khan. Gerência de Informação e Conhecimento/Natura. Entrevista. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2015.

LILLA, Paulo Eduardo. Propriedade Intelectual e Direito da Concorrência – Uma abordagem sob a perspectiva do Acordo TRIPS. São Paulo: Quartier Latin, 2014.

MATTOS, João Roberto Loureiro de; GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2012.

MUNHOZ, Carolina Pancotto Bohrer. Livre Concorrência e Promoção do Desenvolvimento. In: BARRAL, Welber; PIMENTEL, Luiz Otávio. Propriedade Intelectual e Desenvolvimento. Florianópolos: Fundação Boiteux, 2006.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3. ed. Rio de Janeiro: FINEP; OCDE, 1997. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2015.

SILVA, Eduardo Sá. Dicionário de Finanças e Negócios Internacionais. Porto. 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2015.

STRENGER, Irineu. Contratos internacionais do comércio. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1992.

WACHOWICZ, Marcos. Desenvolvimento Econômico e Tecnologia da Informação. In: BARRAL, Welber; PIMENTEL, Luiz Otávio. Propriedade Intelectual e Desenvolvimento. Florianópolos: Fundação Boiteux, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0014/2015.v1i1.99

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.