Obinrin: O projeto de emancipação feminina do Terreiro da Casa Branca

ISAURA GENOVEVA NETA, SILVIANE FERREIRA DE JESUS, FÁBIO ROQUE DA SILVA ARAÚJO

Resumo


O terreiro mais antigo do Brasil, tem marcado nas suas raízes a força feminina. O templo Casa Branca com seus quase duzentos anos de luta e resistência do povo negro, preserva desde a sua origem a cultura e a ecologia dos saberes vindas de África. O presente estudo tem por finalidade examinar a constituição da Obinrin – Mulheres de Axé, um curso de extensão idealizado na disciplina Meio Ambiente e Justiça Social no Mestrado em Direito da Universidade Católica do Salvador – UCSAL, tendo por fundamento a filosofia Ubuntu e o Ilê Axé Iyá Nassô Oká .  Para elaboração deste artigo a metodologia aplicada foi realizada por meio de revisões bibliográficas de artigos, monografias, dissertações e teses referentes ao tema apresentado, como também por meio de relatos passados de forma oral. Concluindo que a troca realizada pelo Curso de Extensão Obinrin multiplicará saberes por meio da formação acadêmica, que resultará na emancipação e empoderamento de toda comunidade.

Palavras-chave


Obinrin; Racismo; Justiça Social; Meio Ambiente; Mulher.

Texto completo:

PDF

Referências


BRYMAN, Alan: Social Research Methods, 4th. Edition. Nova Iorque: Oxford University Press, 2012. P. 420

CASTILLO, Lisa Earl e PARÍS, Luis Nicolau. Marcelina da Silva e o seu mundo: Novos dados para uma historiografia do Candomblé Ketu.Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/21143/13730. Acesso em 24 de abril de 2023.

COUCEIRO, Luiz Alberto. Terreiros de candomblé e a acusações de feitiçaria na sociedade complexa de Salvador, Bahia(1863-1871).Revista de História Comparada, Rio de Janeiro,72:163-193,2013.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: Edufba,2008.

FLICK, Uwe: Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre, 2004, Bookman.

GELÉDES. Instituto da Mulher Negra. O que é Gélede. Disponivel em . Acesso em 21de abril de 2023.

GOMES, Laurentino,1956-Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares, volume I-1ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019 (Uma história da escravidão no Brasil;1)

GORDILHO, Heron José de Santana; MOTA, Rejane Francisca dos Santos; SOUZA, Marines Ribeiro de. Fé cega, faca amolada: o diálogo das religiões brasileiras de matriz africana com a ética ambientalista. Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, v. 38.2, jul./dez. 2018. Disponível em:. Acesso em: 23 de abril de 2023.

HEIM, Bruno Barbosa; ARAUJO, Mauricio Azevedo e HOSHINO, Thiago de Azevedo Pinheiro. Direito dos Povos de Terreiro. Salvador: Eduneb,2018.

JUSTIÇA DO TRABALHO. Tribunal Superior do Trabalho. A Justiça do Trabalho como Justiça Social. Disponível em: . Acesso em 21 de abril de 2023.

MARIOSA, Gilmara Santos e MAYORGA, Claudia. Mulheres de tabuleiros/mulheres de terreiro: trajetória de mulheres negras. Disponível em: acesso em 30de novembro de 2022.

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. 1ª ed – São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo Feevale. 2013.

ROCHA, Júlio César de Sá da. "Direito, grupos étnicos e etnicidade. Reflexões sobre o conceito normativo de povos e comunidades tradicionais". In: ROCHA, Júlio César de Sá da; SERRA, Ordep (org.). Salvador: EDUFBa, 2015, p. 13-29

MARQUES, Lorena de Lima. Palmares Fundação Cultural. Salvador, 470 anos: Diáspora, Religiosidade e Resistência. 2019. Disponével em: . Acesso em 23 de abril de 2023.

SANTOS, Edmar Ferreira. O poder dos candomblés : perseguição e resistência no Recôncavo da Bahia / Edmar Ferreira Santos. - Salvador : EDUFBA, 2009.

SANT’ANNA, Márcia, Escravidão no Brasil: os terreiros de candomblé e a resistência cultural dos povos negros. Iphan/Oralidd. 2001/2003.

SILVA, Tagore Trajano de Almeida. Apropriação dos espaços públicos durante o carnaval de salvador/bahia/brasil: síntese das desigualdades sociais. XVII Encontro Preparatório para o Congresso Nacional do CONPEDI, 2008, Salvador. Anais do XVII Encontro Preparatório do CONPEDI. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2008. Disponível em:< http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/salvador/tagore_trajano.pdf>. Acesso em: 20 de abril de 2023.

SILVEIRA, Renato da. O candomblé da Barroquinha: processo de constituição do primeiro terreiro baiano Keto. Salvador: Edições Maianga, 2006.

TEIXEIRA, E. O local e o global: limites e desafios da participação cidadã. São Paulo: Cortez.2001.

MACHADO, Adilbênia Freire; SANTOS, Beatriz Ricarte. Trajetórias política e religiosa de mulheres de terreiro: saberes ancestrais femininos e a filosofia das religiões de matriz africana. VADE MECUM MÉTODO. 14.ed. – Rio de Janeiro: Forense; Método, 2022 Disponível em: . Acesso em 30 de novembro de 2022.

VAZ, Lívia Sant’Anna e RAMOS, Chiara. A Justiça é uma mulher negra. Belo Horizonte, MG: Casa do Direito, 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2023.v9i1.9705

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.