A Influência Midiática e do Setor Publicitário no Consumo Precoce: Um Olhar a Partir da Educação Ecológica para um Consumo Sustentável

Patrícia dos Reis, Rafaela Bolson Dallafavera

Resumo


O trabalho versa sobre os estímulos midiáticos e do setor publicitário no desenvolvimento de crianças e a adolescentes. Objetiva verificar se a exposição à publicidade do consumo influencia no comportamento dos infantes frente ao meio ambiente. Especificamente, descreve o meio ambiente como Direito Fundamental das presentes e futuras gerações sob a ótica da Doutrina da Proteção Integral, bem como a relação das mídias televisiva e online com o consumo precoce. Ainda, analisa o papel da educação ecológica na conscientização para um consumo sustentável. Para tanto, utiliza-se o método de abordagem dedutivo, método de procedimento monográfico e técnica de pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave


Crianças e Adolescentes; Mídia; Proteção Integral; Educação Ecológica; Consumo Sustentável.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Paulo Santos de. Direito Ambiental Educacional: suas relações com os direitos da criança e do adolescente. São Paulo: Verbo Jurídico, 2009.

BITTAR, Eduardo C. B. Direito e Ensino Jurídico: legislação educacional. São Paulo: Atlas, 2001.

BRASIL. Constituição Federal da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 02 de jul. 2016.

______. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 02 de jul. 2016.

BROWN, Lester R. Buüding a Sustainable Society. Norton, Nova York, 1981.

CAPPELLETTI, Mauro. GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Porto Alegre, Safe, 1998.

CAPRA, F. A teia da vida: uma nova concepção científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.

CETIC. TIC DOMICÍLIOS 2014. Disponível em: http://cetic.br/pesquisa/domicilios/indicadores. Acesso em: 15 de mai. 2016.

______. TIC KIDS ONLINE BRASIL 2014. Disponível em: http://nic.br/media/pdfs/apresentacoes/tic_kids_online_brasil_2014_hangout_imprensa.pdf. Acesso em 15 mai. 2016.

CUSTÓDIO, André Viana. Direito da Criança e do Adolescente. Núcleo de estudos em Estado, Política e Direito (NUPED) - Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Santa Catarina, 2009.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e cidadania. São Paulo: Moderna, 1999.

FEILITZEN, Cecília Von. Perspectivas sobre a criança e a mídia. Brasília: UNESCO/ Ministério da Justiça, 2002.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra e Cultura de Sustentabilidade. Revista Lusófona de Educação, 2005, p. 5-19.

GORCZEVSKI, Clovis; COSTA, Marli. Educação: a mais eficaz política pública de inclusão social. In: VIAL, S.R.M; LEAL, M. C. H.; REIS, J.R.; LEAL, R. G.. Anais do II Seminário Internacional sobre Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea. Porto Alegre: Evangraf, 2005.

INSTITUTO ALANA. Consumismo infantil na contramão da sustentabilidade. Disponível em: http://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2014/05/Consumismo-Infantil.pdf. Acesso em: 15 jul. 2016.

KOTLER, Philip. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Education, 2007.

JUNGES, José Roque. Bio (Ética) Ambiental. São Leopoldo, RS. Unisinos, 2010.

LOPES, Jacqueline Paulino; FERREIRA, Larissa Monforte. Breve Histórico das Crianças e dos Adolescentes e as Inovações do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 12.010/09. São Paulo: 2013.

LUÑO, Antonio Enrique Pérez. Los Derechos Humanos en la Sociedad Tecnológica: Editora Universitas. Madrid, 2012

MALISKA, Marcos Augusto. O direito à educação e a Constituição. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2001.

MCDONALD’S VÍDEO GAME. Jogo online. Disponível em: http://www.mcvideogame.com/index-por.html. Acesso em: 10 jul. 2016.

PEREIRA JÚNIOR, Antonio Jorge. Direitos da criança e do adolescente em face da TV. São Paulo: Saraiva, 2011.

PIRES, Nara Suzana Stainr. A educação como instrumento concretizador e produtor dos novos paradigmas da cidadania brasileira. Canoas: Editora Ulbra, 2011.

PROJETO CRIANÇA E CONSUMO. Tempo de crianças e adolescentes assistindo TV aumenta em 10 anos. Disponível em: http://criancaeconsumo.org.br/noticias/tempo-diario-de-criancas-e-adolescentes-em-frente-a-tv-aumenta-em-10-anos/. Acesso em: 15 mai. 2016.

RICHTER, Daniela. O Direito da Criança e do Adolescente: o protagonismo e a sustentabilidade ambiental com direito das presentes e das futuras gerações. Tese de Doutoramento. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2015.

SANTOS, Escobero Jorna. Presentácion. Educación en Derechos Humanos. Propuestas Didácticas. Madrid: Seccíon Española de Annistia Internacional, 1995.

SILVA, Rosane Leal da. O direito da criança e do adolescente desafiado pela era digital: repensando a prevenção especial em face de conteúdos prejudiciais e ilícitos difundidos na internet. In. VERONESE, Josiane Rose Petry; ROSSATO, Luciano Alves; LÉPORE, Paulo Eduardo. (Org) Estatuto da Criança e do Adolescente: 25 anos de desafios e conquistas. São Paulo: Saraiva, 2015, p. 277-296.

STRASBURGER, Victor C. Crianças, adolescentes e a mídia. – 2. ed. – Porto Alegre: Penso, 2011.

VERONESE, Joseane Rose Petry. Os Direitos da Criança e do Adolescente. São Paulo: LTr, 1999.

______. Os direitos da criança e do adolescente: construindo o conceito de sujeito – cidadão. IN: WOLKMER, Antônio Carlos, MORATO, José Rubens (orgs). Os direitos no Brasil: natureza e perspectivas: uma visão básica das novas conflituosidades jurídicas. São Paulo: Saraiva, 2003.

VERONESE; OLIVEIRA, Luciene de Cássia Policarpo. Educação versus Punição: a educação e o direito no universo da criança e do adolescente. Blumenau: Nova Letra, 2008.

______, Josiane Rose Petry; SILVEIRA, Mayra. A criança, o adolescente e a televisão: proteção jurídica. In: COSTA, Marli Marlene Moraes da; PORTO, Rosane Terezinha Carvalho; REIS, Suzéte da Silva (Orgs.). Direito, Cidadania & Políticas Públicas IV. Curitiba: Multidéia, 2011.

VIVARTA, Vett. Direitos da infância e direito à comunicação: fortalecendo convergências nos marcos legais e nas políticas públicas. Brasília, DF: ANDI, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0030/2016.v2i2.1350

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.