Reforma Agrária: Riscos da Reconcentração

Gilda Diniz dos Santos

Resumo


A Reforma Agrária, a partir da Constituição Federal de 1988, tem como premissa a intervenção do Estado, na propriedade privada, no caso de descumprimento da função social do imóvel e a consequente destinação de tais áreas para os trabalhadores rurais sem terra, tornando-se beneficiários da política agrícola. A necessidade de intervenção decorre especialmente da histórica e maléfica concentração de terra no Brasil, que favoreceu a existência e manutenção de uma classe de trabalhadores sem terra, sem espaço para trabalho e produção, mesmo que de subsistência. Após a intervenção estatal e a partir da criação do projeto de assentamento, há uma série de políticas públicas implantadas pelo Incra  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, tais como créditos e assistência técnica. Já se previa no texto constitucional a titulação de tais beneficiários, contudo, em 2014, foi promulgada a Lei 13.001, que implementará uma política maciça de titulação, o que levará a transferência do patrimônio público ao particular e por via de consequência a alternativa desse particular também alienar a terceiros, o que traz a indesejada possibilidade de reconcentração.

Palavras-chave


Titulação, Reconcentração, Reforma agrária

Texto completo:

PDF

Referências


AQUINO, Ruvim Santos Leão de; FRANCO, Denize de Azevedo; Lopes, Oscar Guilherme Pahl Campos. História das Sociedades. Rio de Janeiro: Livro Técnico S/A, 1986.

BARROSO, Luís Roberto. Curso de Direito Constitucional Contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2014.

BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e meio ambiente. Rio de Janeiro: Vozes, 1997. BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Malheiros, 2007. CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Círculo do Livro, 1994.

COMPARATO, Fábio Konder. Direitos e deveres fundamentais em matéria de propriedade. In: STROZAKE, Juvelino José (org). A questão agrária e a justiça. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.

CORASSIN, Maria Luiza. A reforma agrária na Roma antiga. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988

FARIAS, Cristiano Chaves; ROSENVALD, Nelson. Direitos Reais. Rio de Janeiro: Lumen Juris Editora, 2006.

FERNANDES, Bernardo Mançano. O MST no contexto da formação camponesa no Brasil. In: STROZAKE, Juvelino José (org). A questão agrária e a justiça. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.

FERNANDES, Gonçalves Fernandes. Curso de Direito Constitucional. Salvador: Jus Podivm, 2014.

FERREIRA, Brancolina et al. Desenvolvimento Rural. In: Politicas Sociais: acompanhamento e análise. Brasília: IPEA, 2015.

LASSALE, Ferdinand. A Essência da Constituição. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2000 (Coleção Clássicos do Direito).

MARÉS, Carlos Frederico. A função social da terra. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 2003.

MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

MELO, Tarso de Melo. Direito e ideologia: um estudo a partir da função social da propriedade rural. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

OLIVEIRA, Ariosvaldo Umbelino de. Modo Capitalista de Produção e Agricultura. São Paulo: Ática, 1987.

RIBEIRO, Darcy. O processo civilizatório. Rio de Janeiro: Vozes, 1985.

RIBEIRO, Juliana de Oliveira Xavier. Direito Notarial e Registral. Rio de Janeiro: Campus Jurídico, 2008.

ROCHA, Ibraim; TRECCANI, Girolamo Domenico; BENATTI, José Heder; HABER, Lilian Mendes; CHAVES, Rogério Arthur Friza. Manual de direito agrário constitucional. Belo Horizonte: Editora Forum, 2010.

SALINAS, Samuel Sérgio. Do feudalismo ao capitalismo: transições. São Paulo: Atual Editora, 1988.

SAMPAIO JUNIOR, Plínio de Arruda. Notas críticas sobre a atualidade e os desafios da questão agrária. Disponível em http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/grupos/hoyos/11Sampaio.pdf. Acesso em 21 ago. 2015

SANTOS, Gilda Diniz dos. Uma contribuição para execução da regularização das terras de comunidades remanescentes de quilombos. Revista de Direito Agrário, Brasília, DF, ano 20, nº 20, 2007.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.

SEBASTIÃO, Pedro. A caminho da reforma agrária. Acampamento Gualter: roça boa, vida nova. São Cristóvão: NPGEO/UFS, 2003, dissertação de mestrado em Geografia.

SILVA, José Francisco Graziano da. Estrutura agrária e produção de subsistência na agricultura brasileira. São Paulo: Editora Hucite, 1978

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Malheiros, 2008.

SILVA, José Afonso da. Aplicabilidade das Normas Constitucionais. São Paulo: Malheiros, 2012.

SMITH, Roberto. Propriedade da terra & transição. São Paulo: Brasiliense, 1990. STRECK, Lenio. Hermenêutica Jurídica e(m) Crise: uma exploração hermenêutica da construção do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2014.

STRECK, Lenio Luiz. A Constituição e o constituir da sociedade: a função social da propriedade (e do direito) – um acórdão garantista. In: STROZAKE, Juvelino José (org). Questões agrárias: julgados comentados e pareceres. São Paulo: Editora Método, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0081/2015.v1i1.324

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.