AS RELAÇÕES JURÍDICAS NA MODERNIDADE: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DOS FUNDAMENTOS DO PARADIGMA MODERNO NA DINÂMICA PROCESSUAL CONTEMPORÂNEA

Francisco Pizzette Nunes

Resumo


O estudo em análise é fruto das pesquisas do autor junto ao Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, cuja tese versou sobre as relações jurídicas na Pós-Modernidade, e que teve como um de seus fundamentos a discussão a respeito da historicidade e dinâmica das relações jurídicas na Modernidade. A problemática e objetivo do estudo consiste em identificar como se desenvolveram as relações jurídicas na Modernidade. Consiste numa pesquisa de natureza explicativa, com método de abordagem dedutivo, e valendo-se do tipo de abordagem qualitativo. As técnicas de pesquisa empregadas foram do tipo bibliográfico e documental. Por sua vez, o método de procedimento é estruturalista, com um viés paradigmático que se propõe a analisar um conjunto de fatos, valores, crenças e costumes que fundamentaram a comunidade jurídica moderna. A hipótese levantada indica que o espírito racionalista que embalou o pensamento moderno transplantou para a ótica das relações jurídicas atributos de certeza que fazem com que sua dinâmica seja atribuída de um status de legitimidade que faz uso do Direito como uma ferramenta para legitimar os interesses dominantes em atenção a uma lex mercatória.

Palavras-chave


Direito; Estado; Liberalismo; Modernidade; Processo.

Texto completo:

PDF

Referências


BERCOVICI, Gilberto. Entre o Estado Total e o Estado Social: atualidade do debate sobre direito, Estado e economia na República de Weimar. Tese de Livre-Docência em Direito. São Paulo: USP, 2003.

BUEN L., Néstor de. El Estado de Malestar. México: Porrúa, 1997.

CAPELLA, Juan Ramón. Fruto Proibido: uma aproximação históricoteórica ao estudo do direito e do Estado. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002.

DINAMARCO, Cândido Rangel. A Instrumentalidade do Processo. 14.ed. São Paulo: Malheiros, 2008.

DULCE, Maria José Fariñas. Los Derechos Humanos: desde la perspectiva sociológico-jurídica a la actitud postmoderna. Madri: Dykinson, 1997.

GARAPON, Antoine. O Guardador de Promessas: justiça e democracia. Tradução de Francisco Aragão. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. Tradução de Raul Fiker. São Paulo: UNESP, 1991.

GROSSI, Paolo. Mitologias Jurídicas da Modernidade. Tradução de Arno Dal Ri Júnior. 2.ed. Florianópolis: Boiteux, 2007.

HUNT, Angela Elwell; SHERMAN, Howard J. História do Pensamento Econômico. Petrópolis: Vozes, 2000.

KELLY, John Maurice. Uma Breve História da Teoria do Direito Ocidental. Tradução de Marylene Pinto Michael. Revisão técnica e da tradução por Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução de Wilma Pereira Maas e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006.

LEITE, Roberto Basilone. O Papel do Juiz na Democracia: ativismo judicial político X ativismo judicial jurisdicional: 500 anos de autoritarismo e o desafio da transição para a democracia no Brasil contemporâneo. São Paulo: LTr, 2014.

LOPES, José Reinaldo de Lima. Uma Introdução à História Social e Política do Processo. In: WOLKMER, Antonio Carlos (Org.). Fundamentos de História do Direito. 4.ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2008.

MACPHERSON, C. B. Ascensão e Queda da Justiça Econômica e Outros Ensaios: o papel do Estado, das classes e da propriedade na democracia do século XX. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

NUNES, Dierle José Coelho. Processo Jurisdicional Democrático: uma análise crítica das reformas processuais. Curitiba: Juruá, 2012.

NUNES, Francisco Pizzette. PILATI, José Isaac. A Fraternidade como Princípio Ético Necessário para uma Nova Práxis Coletiva e Emancipatória em Direitos Humanos. In: Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM. v. 9, n. 2/2014 p. 381-401.

OLIVEIRA, Olga Maria Boschi Aguiar de. O Princípio da Fraternidade no Âmbito das Revoluções Moderna e Contemporânea. In: OLIVEIRA, Olga Maria Boschi Aguiar de; VERONESE, Josiane Rose Petry (Org.). Direitos na Pós-Modernidade: a fraternidade em questão. Florianópolis: Boiteux, 2011.

PETRAS, James. Neoliberalismo: América Latina, Estados Unidos e Europa. Blumenau: FURB, 1999.

PILATI, José Isaac. Propriedade e Função Social na Pós-Modernidade. 2.ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012.

PILATI, José Isaac. Audiência Pública na Justiça do Trabalho. 2.ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017a.

PILATI, José Isaac. Por uma Nova Ágora Perante o Desafio da Globalização. In: Revista Jurídica – CCJ/FURB. Blumenau. v.12, n. 24, p. 14-29, jul./dez. 2008. Disponível em: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/1329/935 Acesso em: 07 de dezembro de 2017b.

RUSSELL, Bertrand. História do Pensamento Ocidental: as aventuras dos présocráticos a Wittgenstein. 21.ed. Tradução de Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.

SCHIOPPA, Antonio Padoa. História do Direito na Europa: da Idade Média à Idade Contemporânea. Tradução de Marcos Marcionilo, Silvana Cobucci Leite. Revisão da Tradução por Carlo Alberto Dastoli. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

SILVA, Ovídio Baptista da. Processo e Ideologia: o paradigma racionalista. Rio de Janeiro: Forense, 2006.

SPENGLER, Fabiana Marion. Da Jurisdição à Mediação: por uma outra cultura no tratamento de conflitos. Ijuí: Unijuí, 2010.

TOURAINE, Alain. Crítica da Modernidade. Tradução de Elia Ferreira Edel. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

WOLKMER, Antonio Carlos. Pluralismo Jurídico: fundamentos de uma nova cultura no direito. São Paulo: Alfa Omega, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-009X/2023.v9i1.9566

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.