Teoria dos Limites dos Limites: Análise da Limitação à Restrição dos Direitos Fundamentais no Direito Brasileiro

Clovis Demarchi, Fernanda Sell de Souto Goulart Fernandes

Resumo


O artigo tem por objeto analisar a aplicação da teoria dos limites dos limites pelos Tribunais brasileiros. Assim, especificou-se como objetivo analisar o controle das limitações e restrições ao conteúdo dos direitos fundamentais, tendo em vista elevar ao máximo os propósitos do Estado Democrático de Direito. Para alcançar tal enfoque, a pesquisa foi dividida em três momentos: no primeiro, realizou-se uma análise sobre os Direitos Fundamentais e a sua relação com o Estado e a Constituição; no segundo estudou-se a possibilidade de restrição dos Direitos Fundamentais; já no terceiro, analisou-se a limitação imposta ao legislador e ao aplicador do Direito na restrição aos Direitos Fundamentais pela teoria dos limites dos limites. Considera-se, portanto, que na atual fase do Estado Constitucional, o qual enfatiza a força normativa da Constituição e a importância dos Direitos Fundamentais, torna-se imprescindível buscar-se a efetividade dos mesmos através da concretização dos direitos constitucionalmente reconhecidos. Neste contexto, apesar da possibilidade de relativização e restrição aos direitos fundamentais, não podem esses serem esvaziados de modo a não serem atendidos, aplicando-se assim a Teoria dos Limites dos Limites. Quanto a metodologia, utilizou-se a base lógica indutiva para o desenvolvimento do trabalho.


Palavras-chave


Estado constitucional; Direitos fundamentais; Teoria dos limites dos limites

Texto completo:

PDF

Referências


BESSA, Leandro Sousa. Colisões de direitos fundamentais: propostas de solução. Disponível em: http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/XIVCongresso/125.pdf. Acesso em 22 de julho de 2015.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição.7 ed. 8 reimp.Coimbra: Almedina, 2003.

FARIAS, Edilsom. Restrição de direitos fundamentais. Seqüência: Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, p. 67-82, jan. 2000. ISSN 2177-7055. Disponível em:

. Acesso em: 05 ago. 2015. doi:http://dx.doi.org/10.5007/15416.

FERRAJOLI, Luigi. Por uma Teoria dos Direitos e dos Bens Fundamentais. Tradução de Alexandre Salim, Alfredo Copetti Neto, Daniela Cademartori, Hermes Zaneti Júnior, Sérgio Cademartori. Porto Alegre:Livraria do Advogado, 2011.

FREITAS, Luiz Fernando Calil de. Direitos fundamentais: limites e restrições. Porto Alegre: Livraria o Advogado, 2007.

GARCIA, Marcos Leite.O processo de formação do ideal dos Direitos Fundamentais: algunsaspectos destacados da gênese do conceito. Disponível em http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/XIVCongresso/052.pdf, acesso em10/07/2014.

GRILLO, Fernanda Fontenelle. Os limites aos limites dos direitos fundamentais à luz da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://fernandafgrillo.jusbrasil.com.br/artigos/157601138/os-limites-aos-limites-dos-direitos- fundamentais-a-luz-da-constituicao-da-republica-federativa-do-brasil-de-1988. Acesso em 22 de julho de 2015.

HESSE, Konrad. Elementos de Direito Constitucional da República Federal da Alemanha. Trad. Luiz Afonso Heck. Porto Alegre: Sérgio Fabris, 1998.

KRETZ, Andrietta. Autonomia da vontade e eficácia horizontal dos direitos fundamentais. Florianópolis: Momento Atual. 2005.

LUNO, Antonio Henrique Pérez. Perspectivas e Tendências Atuais do Estado Constitucional. Tradução de José Luis Bolzan de Morais e Valéria Ribas do Nascimento. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

MENDES, Gilmar Ferreira. COELHO, InocencioMartires. BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva. 2009.

PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da Pesquisa Jurídica: Teoria e Prática. 12 ed. rev. São Paulo: Conceito Editorial, 2011

PECES BARBA, Gregório. Curso de DerechosFundamentales: Teoria General. Madrid: Universidad Carlos III de Madrid. 1995.

PEREIRA, Jane Reis Gonçalves. Interpretação Constitucional e Direitos Fundamentais: uma contribuição ao estudo das restrições aos direitos fundamentais na perspectiva da teoria dos princípios. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

PISARELLO, Gerardo. Los derechossociales y sus garantias. Elementos para uns reconstrución. 2007.

SENA, Renata Martins. Direitos e Garantias Fundamentais e a Teoria dos Limites dos Limites. Dísponível em: http://blog.newtonpaiva.br/direito/wp-content/uploads/2012/08/PDF- D13-06.pdf. Acesso em 22 de julho de 2015.

SIFUENTES, Mônica. Direito fundamental à educação: a aplicabilidade dos dispositivos constitucionais. Porto Alegre: Núria Fabris, 2009.

SCHAEFER, Jairo Gilberto. Direitos Fundamentais: Proteção e Restrições. Porto Alegre: Livraria dos Advogados. 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0111/2015.v1i1.738

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.