NFT: TRIBUTAÇÃO DA RENDA NO BRASIL

Modesto Teixeira Neto

Resumo


Este trabalho tem o intuito de elucidar o tema da tributação da renda pela atual conjuntura tributária brasileira nas operações envolvendo NFT (non-fungible token), token não fungível, discorrendo primeiramente sobre sua origem em blockchain e nas criptomoedas, passando pelo conceito de NFTs até chegar finalmente à sua tributação da renda nas operações envolvendo NFTs. Buscou-se apresentar a legislação brasileira que tratam sobre os criptoativos. Para alcançar o objetivo procurou-se estabelecer uma linha de relação entre o direito e a economia, atentando para normas de direito tributário. Como arcabouço teórico, optou-se por uma pesquisa bibliográfica e da legislação, tendo o método de pesquisa hipotético-dedutivo. O presente trabalho aponta para a tributação da renda em três esferas, sendo quanto a criação, quanto a venda e quanto aos lucros advindo das negociações envolvendo os tokens não fungíveis.


Palavras-chave


NFT; Token não fungível; Tributação da renda; NFT futebol; NFT NBA; NFT fantasy game; NFT música; Tributação Youtube IRS

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, Paulo de Barros. Direito tributário, linguagem e método. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

VITA, Jonathan Barros; ALMEIDA, Patrícia Silva de. A Tributação do Sistema de Arte no Brasil. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019.

VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito Civil - Parte Geral. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0138/2022.v8i1.8902

Apontamentos



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.