A APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL: ANÁLISE QUANTO À VIABILIDADE PARA COMBATE À EVASÃO FISCAL DE IPTU

Conteúdo do artigo principal

Edener Bertao Tolentino

Resumo

O avanço tecnológico tem transformado diversos aspectos da vida contemporânea, e a administração pública não é exceção. Este artigo investiga a viabilidade do uso da inteligência artificial (IA) na administração tributária municipal, especificamente para reduzir a evasão fiscal relacionada ao IPTU. Por meio do aprendizado de máquina e da análise de dados, essa tecnologia disruptiva tem o potencial de otimizar o compartilhamento de informações entre órgãos públicos, aprimorar o cadastro imobiliário de contribuintes, e possibilitar avaliações imobiliárias massivas e automatizadas. Tais melhorias podem fortalecer os processos de lançamento, fiscalização e cobrança do IPTU, promovendo maior equidade tributária. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica e também por meio de uma análise de um relatório do Tribunal de Contas do Estado do Paraná do ano de 2021.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BERTAO TOLENTINO, Edener. A APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL:: ANÁLISE QUANTO À VIABILIDADE PARA COMBATE À EVASÃO FISCAL DE IPTU. Revista de Direito Tributário e Financeiro, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0138/2024.v10i2.10908. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/direitotributario/article/view/10908. Acesso em: 18 jul. 2025.
Seção
Artigos