A HISTORICIDADE DE GADAMER COMO PRESSUPOSTO FUNDAMENTAL PARA O PLURALISMO JURÍDICO NA AMÉRICA LATINA

Conteúdo do artigo principal

Arthur de Oliveira Souza
http://orcid.org/0000-0001-6517-2565
Alsidea Lice de Carvalho Jennings Pereira
http://orcid.org/0000-0002-4411-2456

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a hermenêutica de Gadamer, a qual define que toda interpretação depende de uma compreensão, visualizando o fenômeno hermenêutico como uma estruturação para a compreensão do ser. Sendo assim, um dos pressupostos da filosofia de Hans-Georg Gadamer é atribuída a tradição, que reconhece a historicidade como elemento norteador para a nossa interpretação. Por essa razão, utilizará da filosofia de Gadamer como pressuposto para a compreensão do pluralismo jurídico na América Latina. Por isso, propõe-se (i) apresentar o pluralismo jurídico na América Latina; (ii) identificar como a hermenêutica jurídica de Gadamer se apresenta a partir da historicidade e (iii) demonstrar como a historicidade da filosofia gadameriana pode ser visualizada como pressuposto para a compreensão do pluralismo jurídico no contexto latino-americano. Metodologicamente, o trabalho utiliza-se da pesquisa hipotético-dedutiva, a partir da análise qualitativa, descritiva, utilizando-se como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Souza, A. de O., & de Carvalho Jennings Pereira, A. L. (2023). A HISTORICIDADE DE GADAMER COMO PRESSUPOSTO FUNDAMENTAL PARA O PLURALISMO JURÍDICO NA AMÉRICA LATINA. Revista Brasileira De Direito Internacional, 9(1). https://doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0219/2023.v9i1.9599
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Arthur de Oliveira Souza, Universidade Federal do Pará

Mestrando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará. Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Advogado. Membro do Lugar de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia (LAJUSA). E-mail: arthuro.souzaa@gmail.com

Alsidea Lice de Carvalho Jennings Pereira, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará. Mestre em Direito pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA). Advogada. Integrante dos Grupos de Pesquisas LAJUSA CNPq e MinAmazônia CNPq. E-mail: alsidealice@hotmail.com

Referências

ASSIS, Fábio José Silva de.; VIEIRA, José Ribas. Do neoconstitucionalismo ao novo constitucionalismo latino-americano: um processo de luta das minorias. In: Constitucionalismo Latino-Americano: teoria, direitos fundamentais, instituições e decisões. Organização de Adriano Correa de Sousa et al. Rio de Janeiro: Multifoco, 2020.

CAOVILLA, Maria Aparecida Lucca. Os movimentos sociais na América Latina do século XXI: um novo paradigma. IN: WOLKMER, Antônio Carlos; CAOVILLA, Maria Aparecida. (Org.). Temas atuais sobre o constitucionalismo latino-americano. [ebook] São Leopoldo: Karywa, 2015.

CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Caso Aloeboetoe y otros Vs. Suriname, Costa Rica: Corte Interamericana de Direitos Humanos: 1993.

CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Caso Aloeboetoe y otros Vs. Suriname, Costa Rica: Corte Interamericana de Direitos Humanos: 1993.

CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Caso Yatama Vs. Nicarágua, Costa Rica: Corte Interamericana de Direitos Humanos: 2005

CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Caso Yatama Vs. Nicarágua, Costa Rica: Corte Interamericana de Direitos Humanos: 2005

FAJARDO, Raquel. Pluralismo Jurídico Y Jurisdicción Indígena em El horizonte del constitucionalismo pluralista. In: Aprender desde o sul: novas constitucionalidades, pluralismo jurídico e plurinacionalidade – aprendendo desde o sul. BALDI, César Augusto (coordenador). Belo Horizonte: Forum, 2015.

FREITAS, Janaina Helena de Freitas; GURGEL, Maria da Graça Marques. As Perspectivas e Desafios do Pluralismo Jurídico na América Latina. Suffragium – Revista Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Fortaleza, v. 10, n. 17, jul./dez. 2019, p. 44-64.

GADAMER, Hans-George. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer, com revisão de Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 1999.

GRONDIN, Jean. Hermenêutica. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

MOREIRA, Eliane Cristo Pinto. Justiça Socioambiental e Direitos Humanos Uma Análise a partir dos Direitos Territoriais de Povos e Comunidades Tradicionais. Editora Lumen Juris, Rio de Janeiro: 2017.

MOREIRA, Eliane Cristo Pinto. Justiça Socioambiental e Direitos Humanos Uma Análise a partir dos Direitos Territoriais de Povos e Comunidades Tradicionais. Editora Lumen Juris, Rio de Janeiro: 2017.

OCAMPO, Eduardo Díaz. El Pluralismo Jurídico en América Latina. Principales Posiciones Teórico-Prácticas. Reconocimiento Legislativo. Revista De La Facultad De Derecho De México, 68(271), 363–394. (2018).

WALSH, Catherine. Carta do Equador é intercultural e pedagógica. Revista Consultor Jurídico. Equador, 27 jun. 2009. Trad. César Augusto Baldi. (Trad. César Baldi).

WOLKMER, Antonio Carlos. Pluralismo e crítica do Constitucionalismo na América Latina. Anais do IX Simpósio de Direito Constitucional da ABDConst. - Curitiba/PR, ABDConst., 2011.

WOLKMER, Antonio Carlos. Pluralismo Jurídico: fundamentos de uma nova cultura do Direito. 3ª Edição. Editora Alfa Omega: São Paulo, 2001.