A INSUFICIENTE PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO NAS NORMAS DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

Iana Melo Solano, Bárbara de Melo Fernandes

Resumo


As facilidades trazidas pela internet impuseram várias mudanças às relações de consumo, que passaram a se desenvolver em larga escala na esfera internacional e virtual. Evidencia-se a insegurança jurídica proporcionada pela lacuna legislativa internacional, bem como a maior vulnerabilidade dos consumidores brasileiros nas transações internacionais. Assim, o presente artigo objetiva analisar a situação de desproteção do consumidor brasileiro nos contratos internacionais de consumo. Diante do conflito de leis gerado pelo fato de os sujeitos dessa relação estarem situados em países distintos, apresentam-se soluções mediante a aplicação das normas de Direito Internacional Privado brasileiras, da arbitragem e da autonomia da vontade. 


Palavras-chave


Proteção; Relação de consumo; Consumidor brasileiro; Contrato internacional; Conflito de leis

Texto completo:

PDF

Referências


ALVIM, José E. Carreira. Comentários à lei de arbitragem. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2002.

ARAUJO, Nadia de. Contratos internacionais: autonomia da Vontade, Mercosul e convenções internacionais. 2. Ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2000.

BENEVIDES DE CARVALHO, Rodrigo. A internet e as relações de consumo. In: SCHOUERI, Luis Eduardo (Org.). Internet: o direito na era virtual. Rio de Janeiro: Forense, 2001.

DORNELES, Renato Moreira. Tutelaadministrativa dos consumidores no Brasil como paradigma aos países do Mercosul. Curitiba: Ed. Juruá, 2003.

KLAUSNER, Eduardo Antônio. A arbitragem na solução de conflitos decorrentes de contratos nacionais e internacionais de consumo. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 646,

abr. 2005. Disponível em: . Acesso em: 16 de junho de 2015.

__________. Direito internacional do consumidor: A proteção do consumidor no livrecomércio internacional. Curitiba: Ed. Juruá, 2012.

__________. Perspectivas para a proteção do consumidor brasileiro nas relações internacionais de consumo. Revista CEJ, ano XII, n. 42, jul/set., 2008.

LIMA, Eduardo Weiss Martins de. Proteção do consumidor brasileiro no comércio eletrônico internacional. São Paulo: Atlas, 2006.

LORENZETTI, Ricardo L. Comércio eletrônico. Tradução de Fabiano Menke; com notas de Claudia Lima Marques. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

MARQUES, Cláudia Lima. A insuficiente proteção do consumidor nas normas de Direito Internacional Privado - Da necessidade de uma Convenção Interamericana (CIDIP) sobre a lei aplicável a alguns contratos e relações de consumo. O novo direito internacional. Rio de Janeiro: Renovar, 2005.

__________. Comércio eletrônico de consumo internacional: modelos de aplicação da lei mais favorável ao consumidor e do privilégio de foro. Revista do Advogado, ano XXXI, dezembro, n° 114, 2011.

__________. Confiança no comércio eletrônico e a proteção do consumidor (um estudo dos negócios jurídicos de consumo no comercio eletrônico). São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

__________. Contratos no Código de Defesa do Consumidor: o novo regime das relações contratuais. 5. ed. rev., atual. eampl. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2006.

NERY JÚNIOR, Nelson. Aspectos da responsabilidade civil do fornecedor no Código de Defesa do Consumidor. Revista do Advogado, São Paulo: Associação dos Advogados de São Paulo, n.33, 1990.

VASCONCELOS, Fernando Antônio de. Perspectivas do Direito do Consumidor no Mercosul. Revista Verba Júris: Anuário da Pós-Graduação em Direito, João Pessoa, ano 1, n. 1, p. 80-119, jan/dez. 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0219/2017.v3i1.1938

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.