A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO AMBIENTAL NO COMBATE À CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE ATIVOS NO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Adriano Luiz Vale Soares
Luziane de Figueiredo Simão Leal
Sarah Clarimar Ribeiro de Miranda

Resumo

Analisa-se na presente pesquisa como a informação ambiental é fundamental para o combate à corrupção e à lavagem de ativos no Brasil. O estudo é realizado a partir do princípio constitucional do acesso à informação, de modo geral, para adentrar na temática ambiental. A pesquisa utiliza como foco a principal política pública de prevenção à fraude e à corrupção, adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Ativos, por meio de uma de suas ações, qual seja: o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção. A partir da perspectiva da transparência e da divulgação proativa de informações, da gestão, da ética e da integridade, destaca-se a responsabilidade estatal de se autoavaliar, para adequar-se às boas práticas fornecidas pela política pública, por meio de treinamentos autoinstrucionais, manuais de orientação e compartilhamento de informações. Analisa-se, também, a participação do Poder Judiciário no apoio à efetivação da Lei de Acesso à Informação, assim como a jurisprudência sobre o uso de informação de órgãos ambientais como prova processual. Utilizou-se o método dedutivo partindo do conceito sobre direito à informação ambiental, a importância da política pública de prevenção à corrupção na efetivação da democracia participativa e o impacto das ações da estratégia nacional de combate à corrupção na efetividade do acesso à informação ambiental, com uma abordagem de pesquisa qualitativa. Conclui-se que a Estratégia Nacional tem priorizado ações no combate aos crimes ambientais, para que, no futuro, possam gerar resultados positivos e melhorar a imagem do Brasil na transparência internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOARES, Adriano Luiz Vale; DE FIGUEIREDO SIMÃO LEAL, Luziane; CLARIMAR RIBEIRO DE MIRANDA, Sarah. A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO AMBIENTAL NO COMBATE À CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE ATIVOS NO BRASIL. Revista Brasileira de Direito Internacional, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0219/2024.v10i2.11066. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/direitointernacional/article/view/11066. Acesso em: 18 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adriano Luiz Vale Soares, Universidade do Estado do Amazonas

Mestrando em Direito Ambiental na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Graduado em Processamento de Dados pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (UTAM/UEA) e Bacharel em Direito pelo Instituto Metropolitano de Ensino (FAMETRO). Pós-Graduado em Desenvolvimento em Software Livre pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA 2008) e em Poder Judiciário pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM 2023). É servidor efetivo, no cargo de Analista Judiciário e exerce a função de Coordenador de Consultoria da Secretaria de Auditoria Interna do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas.

Luziane de Figueiredo Simão Leal, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Toledo de Ensino de Bauru. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas. Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (cadeira 7). Advogada e Jornalista. E-mail: ldleal@uea.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7011624095104105. Orcid: https://orcid.org/0009-0008-4204-5019.

Sarah Clarimar Ribeiro de Miranda, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Servidora Pública. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6896450940553448. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-5727-8049. E-mail: sarahmirandacrm@gmail.com.