Títulos de Crédito: uma Relação Entre a Segurança Jurídica e a Justiça nas Teorias da Criação e Emissão

Wallace Fabrício Paiva Souza, Jean Carlos Fernandes

Resumo


Os títulos de crédito desempenham um papel fundamental no mercado, por permitirem que o crédito circule de forma rápida e segura, podendo-se dizer que foram a maior contribuição do Direito Empresarial para a formação da economia moderna. Contudo, justamente pelo fato de permitirem essa circulação do crédito de forma rápida e segura, podem surgir alguns questionamentos. Quando se analisam as teorias da criação e da emissão no âmbito dos títulos de crédito, verifica-se que no direito brasileiro pode ocorrer de uma pessoa que teve um título de crédito furtado ser obrigado a pagá-lo, por exemplo. E, nesse contexto, pode surgir um conflito entre a segurança jurídica e a certeza, de um lado, e a equidade e a justiça, de outro. As primeiras respondem à necessidade dos cidadãos de terem organicidade e unidade do sistema, de forma que o direito reduza a realidade social em esquemas simples e formais. As segundas, por sua vez, respondem à necessidade de buscar o máximo de adequação possível entre o direito e a realidade, de modo que o direito não seja imutável e insensível. No entanto, nem sempre é possível conciliá-los de forma plena, sendo necessário um equilíbrio entre eles na situação de fato. Dessa forma, importante analisar essa relação no âmbito das teorias da criação e da emissão, notadamente quando um título circula sem a vontade do subscritor e ele tem que cumprir com a obrigação. Relevante essa análise, por serem tanto a segurança jurídica e certeza como a justiça e equidade exigências do direito. Caso não haja um equilíbrio, corre-se o risco de prejudicar o mercado e consequentemente toda a economia de um país ou que haja decisões que gerem uma sensação de injustiça, sendo prejudicial à credibilidade do Poder Judiciário. Ao final do trabalho, então, espera-se justificar a necessidade desse equilíbrio, principalmente pela importância dos títulos de crédito e os reflexos que geram na sociedade. Como método de pesquisa, foi utilizado o exploratório, de modo que o objeto foi estudado por meio de coleta e estudo de doutrina, artigos científicos e dissertações que retratam o tema em questão.


Palavras-chave


Títulos de crédito; Segurança jurídica; Justiça; Teoria da criação; Teoria da emissão

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Danilo Borges dos Santos Gomes de Araújo. O formalismo dos títulos de crédito como instrumento para a certeza da existência do Direito e para a segurança de sua realização: anotações a partir da bibliografia ascareliana. In: RODRIGUES, José Rodrigo; COSTA, Carlos Eduardo Batalha da Silva e; BARBOSA, Samuel Rodrigues (Coord.). Nas fronteiras do formalismo: a função social da dogmática jurídica hoje. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 263-296.

ARAÚJO, Danilo Borges dos Santos Gomes de Araújo. O formalismo dos títulos de crédito como segurança jurídica. In: GORGA, Érica; SICA, Ligia Paula Pinto (Coord.). Estudos avançados em direito empresarial: títulos de crédito. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013, p. 1-18.

ARISTÓTELES. Ética à Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2001.

ASCARELLI, Tullio. Teoria Geral dos Títulos de Crédito. Campinas: Servanda, 2013. BORGES, João Eunápio. Títulos de crédito. Rio de Janeiro: Forense, 1976.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:. Acesso em: 13/06/15.

BRASIL. Constituição Politica do Imperio do Brazil (de 25 de março de 1824). Disponível em: . Acesso em

/06/2015.

BRASIL. Decreto n. 57.663, de 24 de janeiro de 1966. Promulga as Convenções para adoção de uma lei uniforme em matéria de letras de câmbio e notas promissórias. Disponível em:

. Acesso em: 26/06/2015.

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível em: . Acesso em 18/06/2015. BRASIL. Lei nº 3.071, de 1º de janeiro de 1916. Código Civil dos Estados Unidos do Brasil. Disponível em: . Acesso em 18/06/2015.

BRASIL. Lei n. 7.357, de 2 de setembro de 1985. Dispõe sobre o cheque e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 26/06/2015.

BRASIL. Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999. Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Disponível em:

. Acesso em: 18/06/2015.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Dicionário escolar da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.

CETIP. Estoque: ativos, títulos e derivativos. Disponível em: . Acesso em: 04/03/2015.

CINTRA, Antônio Carlos de Araújo; GRINOVER, Ada Pelegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria Geral do Processo. São Paulo: Malheiros, 2005.

COELHO, Fábio Ulhoa. Títulos de Crédito Eletrônicos. Entrevista concedida ao Jornal Carta Forense em 02/02/2010. Disponível em:

. Acesso em 23/07/2015.

COSTA, Wille Duarte. Títulos de crédito. 4ª ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2007. FERNANDES, Jean Carlos. Teoria contemporânea dos títulos de crédito: imperativos

principiológicos sob a ótica das teorias pós-positivistas. Belo Horizonte: Arraes, 2012.

FERNANDES, Jean Carlos. Direito empresarial contemporâneo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.

FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito: técnica, decisão, dominação. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GOMES, Orlando. Introdução ao Direito Civil. 12ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 1996. LUCCA, Newton de. Aspectos da teoria geral dos títulos de crédito. São Paulo: Livraria

Pioneira, 1979.

MIRANDA, Pontes de. Tratado de direito cambiário. Vol. 1. 2ª ed. Campinas: Bookseller, 2001.

MOREIRA, José Davi Cavalcante. Aspectos da segurança jurídica no Brasil. Dissertação – Mestrado em Direito da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010, 164 p.

NORONHA, Fernando. O direito dos contratos e seus princípios fundamentais. São Paulo: Saraiva, 1994.

PATROCÍNIO, Daniel Moreira do. Direito Empresarial: teoria geral, direito societário, títulos de crédito, recuperação de empresa, falência. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2009.

PERELMAN, Chaim. Ética e Direito. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

PONT, Manuel Broseta. Manual de Derecho Mercantil. Vol. II. 14ª ed. Madrid: Tecnos, 2007.

REQUIÃO, Rubens. Curso de direito comercial. Vol. 2. 25ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

ROCHA, Cármen Lúcia Antunes. O Princípio da Coisa Julgada e o Vício da Inconstitucionalidade. In: ROCHA, Carmem Lúcia Antunes (Org). Constituição e Segurança Jurídica: Direito Adquirido, Ato Jurídico Perfeito e Coisa Julgada - Estudos em Homenagem a José Paulo Sepúlveda Pertence. Belo Horizonte: Fórum, 2004.

ROSENVALD, Nelson; FARIAS, Cristiano Chaves de. Direito dos Contratos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

SADDI, Jairo. Crédito e Judiciário no Brasil: uma análise de Direito e Economia. São Paulo: Quartier Latin, 2007.

SILVA, Carolina Machado Cyrillo da. Chaim Perelman: da argumentação à justiça um retorno a Aristóteles. Dissertação – Mestrado em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005, 115 p.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0235/2015.v1i1.609

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Brasileira de Direito Empresarial, Florianópolis, e-ISSN: 2526-0235

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.