O CAPITALISMO E A INSTRUMENTALIZAÇÃO DOS INDIVÍDUOS

Camyla Galeão de Azevedo, Ridivan Clairefont de Souza Mello Neto

Resumo


Este artigo pretende analisar de que maneira a indústria cultural, como um poder criado a partir do sistema capitalista, instrumentaliza o indivíduo na sociedade, a ponto de transformá-lo em um ser nulificado e desprovido de direitos humanos. Assim, tem por objetivo investigar de que maneira o moderno sistema-mundo, a partir da indústria cultural, instrumentaliza e coisifica os indivíduos na sociedade. Esta análise parte de uma perspectiva interdisciplinar, abordando os fundamentos do capitalismo, bem como suas virtudes e vícios, a partir da teoria de Immanuel Wallerstein constante na obra Capitalismo Histórico e Civilização Capitalista, bem como os fundamentos da indústria cultural, a partir da teoria de Theodor Adorno e Max Horkheimer, presente na obra Dialética do Esclarecimento. A hipótese centra-se na ideia de que o capitalismo, por colocar o indivíduo como centro do sistema e, apesar de basear-se no universalismo e nos direitos humanos, trata o ser humano como um ser genérico, substituível, fungível, apático e como simples engrenagem do moderno sistema-mundo.


Palavras-chave


capitalismo; indústria cultural; instrumentalização; universalismo; direitos humanos

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor; Horkheimer, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1947.

CHAUI, Marilena. Contra a Servidão Voluntária. Belo Horizonte: Autêntica Editora; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2013.

CLASTRES, Pierre. Liberdade, Infortúnio, Inominável. In: BOÉTIE, La. Discurso sobre a servidão voluntária. Lisboa: Antígona, 2016.

CUTTS, Steve. Hapiness. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 de dezembro de 2021.

FANON, Frantz. Pele Negra. Máscaras Brancas. Tradução de Renato da Silveira. Rio de Janeiro: EDUFBA, 2008.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.

GOMES, Manuel João. Prefácio Difícil Apesar da Ajuda de Montaigne. In: BOÉTIE, La. Discurso sobre a servidão voluntária. Lisboa: Antígona, 2016, p. 14.

LA BOÉTIE, Étienne de. O Discurso da Servidão Voluntária. I Ed. São Paulo: Martin Claret, 2017.

LIPOVETSKY, Gilles. A Felicidade Paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

VERBICARO, Dennis. VERBICARO, Loiane. A Indústria Cultural e o Caráter Fictício da Individualidade na Definição de Consumidor-Comunidade Global. Revista Jurídica Cesumar. Vol. 17, n. 1, 2017.

VERBICARO, Loiane Prado. O Impacto da Sociedade de Massas no Consumo e da Ideia de Cultura. In: VERBICARO, Dennis; ATAÍDE, Camille; ACIOLI, Carlos (Coord). Provocações Contemporâneas no Direito do Consumidor, 2018.

VERBICARO, Dennis. VERBICARO, Loiane Prado. AZEVEDO, Camyla Galeão de. A Indústria Cultural e o Consumismo sob a Perspectiva da Mulher. Revista de Direito do Consumidor. Vol. 123, ano 28. P. 77-106. São Paulo: Ed. RT, 2019.

WALLERSTEIN, Immanuel. Civilização capitalista. In: Capitalismo histórico e civilização capitalista. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0251/2023.v9i1.9711

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica, Florianópolis (SC), e-ISSN: 2526-0251

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.