ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DO PERÍODO PRESIDENCIAL DE GETÚLIO VARGAS NA PROMOÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA E SEU REFLEXO NA LEI ROUANET

Conteúdo do artigo principal

Simone Alvarez Lima

Resumo

Cultura é um conceito antropológico que diferencia uma sociedade da outra, entretanto, com nacionalismo não se confunde porque dentro de um mesmo país, principalmente em países continentais como o Brasil, podem coexistir diferentes culturas dentro do mesmo. No período colonial, o Brasil passou pela aniquilação da cultura existente entre os povos originários em favor da cultura europeia imposta. Posteriormente, no início do período Republicano, a cultura norte-americana passou a ser referência para o Brasil, principalmente, devido ao difusionismo. Getúlio Vargas procurou blindar a cultura nacional da influência de outras, chegando a proibir o uso de idioma estrangeiro e da ideologia comunista. Apesar da sua conduta, muitas vezes, considerada xenofóbica, Getúlio Vargas foi primordial na promoção, difusão e valorização da cultura brasileira a tal ponto que é perceptível o seu caráter nacionalista e protetivo até hoje, especialmente, na polêmica Lei Rouanet, que visa fortalecer a indústria nacional brasileira por meio de fomento e incentivo financeiro aos artistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lima, S. A. (2023). ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DO PERÍODO PRESIDENCIAL DE GETÚLIO VARGAS NA PROMOÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA E SEU REFLEXO NA LEI ROUANET. Revista De Sociologia, Antropologia E Cultura Jurídica, 9(1), 01 – 18. https://doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0251/2023.v9i1.9533
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Simone Alvarez Lima, Universidade Estácio de Sá.

Doutora em Direito pela Universidade Estácio de Sá, na linha de pesquisa Direitos Fundamentais e Novos Direitos. Membro do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Transformação Social da Unesa. Especialista em Direito Civil, Constitucional e Internacional.

Referências

ASSIS, Olney Quieroz; Kümpel, Vitor Frederico. Manual de Antropologia Jurídica. São Paulo: Saraiva, 2016.

AMERICAN PROJECT. A cultura americana e suas influências na cultura brasileira. Disponível em: https://www.americanproject.com.br/cultura-americana/. Acesso em: 21 de abril de 2023.

BARROSO, Luís Roberto. Curso de Direito Constitucional Contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2019.

CAPELATO, Maria Helena. O Estado Novo: o que trouxe de novo? In.: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília de Almeida Neves. O Brasil Republicano: o tempo do Nacional Estatismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

CARROCHE, Pablo do Couto. “Estado Novo”: uma análise de discursos conservadores durante o regime vargas no Brasil. Dissertação de Mestrado apresentada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2019, 145p.

DIETRICH, Ana Maria. Entre a amizade, a proibição e clandestinidade: o Partido Nazista no Brasil e as relações com o Governo de Getúlio Vargas. XXVII Simpósio Nacional de História (ANPUH). Natal- RN. 22 a 26 de julho de 2013. Disponível em: __ Acesso em: 27 de março de 2023.

ERICKSON, Paul A.; MURPHY, Liam D. História da Teoria Antropológica. Petrópolis: Vozes: 2015.

FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. O Brasil Republicano: o tempo do nacional-estatismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

FERREIRA, Waldemar Martins. História do Direito Constitucional Brasileiro. 2. Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019.

GARSCHAGEN, Bruno. Direitos máximos, deveres mínimos. 6 ed. Rio de Janeiro: Record, 2019.

HOBSBAWM, Eric. Nações e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. 7. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de Direito do Trabalho. 12 ed. São Paulo: Saraiva, 2020.

LEITE, Ygor Fernandes; LOPES, André Pereira Leme. Poesia e resistência: o posicionamento de Carlos Drummond de Andrade durante o Estado Novo. Revista Letras e Ideias. João Pessoa (PB), vol. 1, nº 1, 2016.

MARCONDES, Fernando Suda; BUENO, Luana da Silva; SANTOS, Vanessa Zenelato dos. O impacto da invasão norte-americana no aspecto cultural brasileiro. Revista Pandora Brasil nº 83. Junho 2017.

RODRIGUES, Rafael. Desafios do cinema brasileiro no cenário internacional. Publicado em: 19 de junho de 2022. Disponível em: https://sagresonline.com.br/desafios-do-cinema-brasileiro-no-cenario-internacional/. Acesso em: 11 de abril de 2022.

SARLET, Ingo Wolfgang; MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Curso de Direito Constitucional. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

SIMÕES, Edson. A Luta pela Democracia no Brasil: de Vargas a Bolsonaro. v.5. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo Almedina (Portugal), 2022.

SOARES, Inês Virgínia Prado; CUREAU, Sandra. Bens culturais e Direitos Humanos. 2. Ed. São Paulo: Sesc, 2019.