Boaventura de Sousa Santos e a Lógica do Pensamento Abissal: Uma Análise a Partir do Método Dialético

Priscila Tinelli Pinheiro, Elda Coelho de Azevedo Bussinguer

Resumo


Busca analisar a dialética na perspectiva de Boaventura de Sousa Santos a partir da ideologia da divisão da sociedade por linhas cartográficas, que segregam, o “visível” – que está do lado de “cá” da linha – do “invisível” – do outro lado da linha. Apresenta-se uma construção com base nas plúrimas significações que a expressão pode assumir até chegar a sua utilização como método nas pesquisas científicas das ciências sociais. Por último, o viés da Teoria Pós-Crítica contribui para a análise da dialética, por se apresentar – segundo Santos – como a mais adequada ao momento atual: a pós-modernidade. 


Palavras-chave


dialética; ciências sociais; pensamento abissal; teoria pós-crítica; pós-modernidade

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método das ciências naturais e sociais. 2. ed. São Paulo: Thomson, 2000.

BARRETO, Vicente de Paulo. Dicionário de filosofia do direito. São Leopoldo: Unisinos, 2006.

CARVALHO, Janete Magalhães. Discurso preliminar sobre epistemologia e ciência do Direito. In.: ______; FRANCISCHETTO, Gilsilene Passon Picoretti Francischetto (Coords.). Discursos introdutórios na Ciência do Direito. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.

DEMO, Pedro. Metodologia científica das ciências sociais. 3. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 1995.

DINIZ, Célia Regina; SILVA, Iolanda Barbosa da. Metodologia Científica. Natal: UEPB/UFRN - EDUEP, 2008.

KONDER, Leandro. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, 1999.

KROHLING, Aloísio. Dialética e direitos humanos: múltiplo dialético – da Grécia à contemporaneidade. Curitiba: Juruá, 2014.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução: Heloísa Monteiro e Francisco Sattineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: UFMG, 1999.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I. Tradução de Reginaldo Sant’Anna. 21. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

______. Os Pensadores: para a crítica da economia política; do capital; o rendimento e suas fontes. Tradução de Edgard Malagodi. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dante. História da filosofia: do romantismo ao empiriocriticismo. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2007. (Coleção História da Filosodia, v. 5).

RENAUT, Alain. As transformações da filosofia alemã. In.: ______. História da filosofia política: as filosofias políticas contemporâneas. v. 5. Lisboa: Instituto Piaget.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática, v. 1).

______. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: ______; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.

______. Um discurso sobre as ciências. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0251/2016.v2i2.1501

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica, Florianópolis (SC), e-ISSN: 2526-0251

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.