ACESSO A JUSTIÇA E A INCOMPATIBILIDADE DOS PRINCÍPIOS ADMINISTRATIVOS COM AS NORMAS DOS JUIZADOS DA FAZENDA PUBLICA.
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar os Juizados da Fazenda Pública criados pela Lei nº 12.153/2009, sob o prisma do acesso a justiça. Numa breve analise dos princípios norteadores destes Juizados se verifica a incongruência com os princípios pertinentes a Administração Publica, principalmente a legalidade e impessoalidade. Desta forma resta comprometido o acesso a justiça uma vez que a aplicação das regras que trariam uma maior efetivação a este principio acabam por não ter qualquer aplicação nas lides que envolvem a Fazenda Pública, que possuem restrições nos seus princípios constitucionais constantes no art. 37 da CRFB.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. São Paulo: Malheiros Editores, 2008.
BEZERRA, Paulo Cesar Santos. A Produção do Direito no Brasil. Ilheus: Editora da UESC, 2008.
BEZERRA, Paulo Cesar Santos, Acesso à Justiça: um problema ético-social no plano da realização do direito. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.
BOBBIO, Norberto. Teoria geral do direito. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em 08 abr. 2018.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_______. Lei Nº 9.099, de 26 de setembro de 1995. Dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em 03 de fev. 2018.
_______. Lei Nº 9.099, de 26 de setembro de 1995 - Exposição de Motivos. Disponível em:. Acesso em 23 de mar. 2018.
_______. Lei Nº 12. 153, de 22 de dezembro de 2009. Dispõe sobre os Juizados Especiais da Fazenda Pública no âmbito dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios. Disponível em . Acesso em 23 de mar. 2018.
CANOTILHO, JJ Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 7. Ed. Coimbra: Almedina, 2003.
CORREA, Leonardo Alves; LUZ SEGUNDO, Elpidio Paiva. O Princípio da Eficiência: Interlocução entre a Gestão Pública Ampliada e o Novo Paradigma da Administração Pública Dialógica à Luz do Estado Democrático de Direito. Disponível em: . Acesso em 01 de dez. 2014.
CUNHA JUNIOR, Dirley da. Ativismo Judicial e Concretização Dos Direitos Fundamentais. Disponível em: < https://brasiljuridico.com.br/artigos/ativismo-judicial-e-concretizacao-dos-direitos-fundamentais.-por-dirley-da-cunha-junior.>. Acesso em 23 de mar. 2018.
FAGUNDEZ, Paulo Roney Ávila. Os novos direitos à luz da transdisciplinaridade: o resgate de um humanismo radical e a promoção da ecologia na sociedade do mal-estar. Espaço Jurídico, Joaçaba, v. 9, n. 1, p. 57-66, jan./jun. 2008.
FREITAS, Juarez. Discricionariedade Administrativa e o Direito Fundamental à Boa Administração Pública. São Paulo: Malheiros Editores, 2009.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação Das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
HABERMAS, Jurgen. A Inclusão do Outro: estudos da teoria política. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
HABERMAS, Jungen. Direito e Democracia – entre a facticidade e a validade Vol. II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
MELLO, Celso Antonio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Malheiros, 2006.
NETTO, Luisa Cristina Pinto e. O Princípio de Proibição de Retrocesso Social. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.
PANCOTTI, José Antonio. Inafastabilidade da Jurisdição e o Controle Judicial da Discricionariedade Administrativa. São Paulo: LTR Editora, 2008.
RAMOS, Gisela Godin. Princípios Jurídicos. Belo Horizonte: Fórum, 2012.
RAWLS, John. Justiça e Democracia. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
ROCHA, Carmen Lúcia Antunes. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Belo Horizonte: Editora Del Rey, 1994.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Contrato Social. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
SILVA, Jose Afonso da. Comentário Contextual à Constituição. São Paulo: Malheiros, 2008.
SOARES, Gabriela Mansur. Administração Pública Dialógica Na Constituição De 1988: A Construção do Interesse Público com a Participação da Sociedade Civil. Disponível em: . Acesso em 02 de dez. 2014.
SOARES, Ricardo Mauricio Freire. O Principio Constitucional da Dignidade da Pessoa Humana – em busca do direito justo. São Paulo: Saraiva, 2010.
SOUZA, Wilson Alves de. Acesso à Justiça. Salvador: Editora Dois de Julho, 2011.
VILANI, Maria Cristina Seixas. Cidadania moderna: fundamentos doutrinários e desdobramentos históricos. Caderno de Ciências Sociais, Belo Horizonte, 2002.
DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-026X/2018.v4i1.4078
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.