Ação Judicial do Imigrante Haitiano: Aspectos do Depoimento e da Tradução na Justiça do Trabalho

Amanda Tirapelli

Resumo


O trabalho que se põe a público investiga as dificuldades na comunicação do trabalhador imigrante haitiano quando busca reparar lesão a seus direitos perante a Justiça do Trabalho no Brasil. Explicita o papel do Poder Judiciário nas demandas dos estrangeiros, especificando as ações perante a Justiça do Trabalho, bem como a necessidade de intérpretes, ante as dificuldades de comunicação. Discorre, também, sobre as demandas judiciais trabalhistas dos haitianos, relacionando casos ocorridos perante o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (Paraná), no primeiro grau de jurisdição. Como referencial teórico, o estudo se orienta pela teoria dos direitos e garantias fundamentais, especialmente pelo aspecto do acesso à Justiça. Quanto à metodologia, utiliza-se o método dedutivo na abordagem e no procedimento o método descritivo, com técnica bibliográfica. Traduz a investigação tema de relevante atualidade para o Brasil, no sentido de levantar a questão de como deve ser garantido ao imigrante o acesso à Justiça, pela compreensão de sua fala.


Palavras-chave


Direitos e garantias fundamentais;Acesso à justiça;Justiça do trabalho;Tradutor público

Texto completo:

PDF

Referências


BEBER, Júlio César. Princípios do processo do trabalho. São Paulo: LTr, 1997. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 12ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

GERMANI, Gino. Sociologia da modernização: estudos teóricos, metodológicos e aplicados a América Latina. São Paulo: Mestre Jou, 1974.

GRONDIN, Marcelo. Haiti: cultura, poder e desenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.

PEIXOTO, João. As teorias explicativas das migrações: teorias micro e macro- sociológicas. Disponível em:

. Acesso em 13 jun.2015.

RODRIGUES PINTO, José Augusto. Processo trabalhista de conhecimento. 7ª ed. São Paulo: LTr, 2005.

SASAKI, Elisa Massae; ASSIS, Gláucia de Oliveira. Teorias das migrações internacionais. Disponível em:

. Acesso em 13 jun. 2015.

SCHIAVI, Mauro. Manual de Direito Processual do Trabalho. São Paulo: LTr, 2008.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Lógico-Philosophicus. Tradução e apresentação de José Arthur Giannotti. São Paulo: Companhia Editora Nacional/ Universidade de São Paulo, 1968.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-026X/2016.v2i1.353

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.