DIREITO AFETIVO E O FUTURÍVEL ECOLÓGICO EXPOSTO POR LUIS ALBERTO WARAT

Marcia Andrea Bühring, Angélica Cerdotes

Resumo


 O objetivo do presente artigo é mostrar que Luis Alberto Warat, foi no Brasil, pioneiro ao inserir no Direito o amor.  Trouxe a valorização do afeto e da alteridade sobrepondo-se aos valores jurídicos, e, lançou um repensar do Direito com sua proposta epistemológica e semiológica. Realizou importante reflexão de um futurível ecológico, ou ecocidadania, com a ética do cuidado, voltada para a preservação do meio ambiente, enquanto compromisso de solidariedade com o amanhã e para as futuras gerações. O método utilizado é hipotético-dedutivo, também dialógico a partir das três modalidades futuríveis: extinção da humanidade, retorno à barbárie e avanço da sociedade mundial com a solidariedade mundial e emancipação ecológica ou (paradigma ecológico da transmodernidade). Para concluir, a necessidade de (re)ler Warat, que trouxe a afetividade, nas relações com o mundo e com o meio ambiente sadio e equilibrado, com os desafios contemporâneos, como as mudanças climáticas.  

Palavras-chave


Luis Alberto Warat; transmodernidade; futurível ecológico; ética do cuidado; mudanças climáticas.

Texto completo:

PDF

Referências


BOFF, Leonardo. Saber cuidar: Ética do humano – compaixão pela terra. 10. ed. Editora Vozes: Petrópolis, 2004.

BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

COSTA, Domingos Barroso da. Proibido era mais gostoso: o desejo de ontem, o gozo de hoje e o tédio de amanhã. Curitiba: Juruá, 2016.

IPCC, CLIMATE CHANGE 2022: Impacts, Adaptation, and Vulnerability. Disponível em: https://www.unep.org/pt-br/resources/relatorios/sexto-relatorio-de-avaliacao-do-ipcc-mudanca-climatica-2022. Acesso em: 12 abr. 2023.

LEFF, Enrique. Pensar a complexidade ambiental. In: LEFF, Enrique. La Complejidad Ambiental. Cortez Editora, 2003.

MATEO, Ramón Martín. Tratado de Derecho Ambiental. Vol. I. Editorial Trivium, S.A., 1991.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Rev. Téc.: Edgard de Assis Caravalho. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

SARLET, Ingo Wolfgang. A dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. 2. ed. rev. ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002.

TÖPFER, Klaus. Solidariedade e responsabilidade global pelo meio ambiente e pelo desenvolvimento. In: A Política ambiental da Alemanha a caminho da Agenda 21. São Paulo: Konrad-Adenauer-Stiftung, 1992. p.1-4. (Traduções; n. 2).

WARAT, Luis Alberto. A Rua Grita Dionísio! Direitos Humanos da Alteridade, Surrealismo e Cartografia. Trad. e org.: Víviam Alves de Assis, Julio Cesar Marcellino Jr. e Alexandre Morais da Rosa. Editora Lumen Juris: Rio de Janeiro, 2010.

WARAT, Luis Alberto. Introdução Geral ao Direito. O Direito não estudado pela teoria jurídica moderna. V. III. Sergio Antôno Fabris Editor. Porto Alegre, 1997.

WARAT, Luis Alberto. Manifesto do surrealismo jurídico. São Paulo: Editora Acadêmica, 1988.

WARAT, Luis Alberto. Por quem cantam as sereias. Trad. Julieta Rodrigues Sabóia Cordeiro. Porto Alegre: Síntese, 2000.

WARAT, Luis Alberto. Epistemologia e ensino do direito: o sonho acabou. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004a.

WARAT, Luis Alberto. Surfando na Pororoca: ofício do mediador. Coord.: Orides Mezzaroba, Arno Dal Ri Júnior, Aires José Rover, Cláudia Servilha Monteiro. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004b.

WARAT, Luis Alberto. Territórios desconhecidos: a procura surrealista pelos lugares do abandono do sentido e da reconstrução da subjetividade. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004c.

WEDY, Gabriel. Aquecimento global e o direito humano a um clima estável. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2023-abr-15/ambiente-juridico-aquecimento-global-direito-humano-clima-estavel. Acesso em 15 abr. 2023.

UNEP. Climate Change and Human Rights. Disponível em: https://wedocs.unep.org/bitstream/handle/20.500.11822/9530/Climate_Change_and_Human_Rightshuman-rights-climate-change.pdf.pdf?sequence=2&amp%3BisAllowed. Acesso em 10 abr. 2023.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0103/2023.v9i1.9725

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.