O CONCEITO DE DIREITO

Etides Yuri Pereira Queirós, Júlia Simões Neris

Resumo


Neste trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida sob o método cartesiano, serão abordados os fundamentos que impendem na conceituação do vocábulo Direito. Para tanto, serão analisados elementos e fatores do conceito de Direito, que devem ser comuns à qualquer tentativa de conceituação. Isto porque, não obstante a extensa utilização deste signo, percebe-se que a doutrina não consegue chegar a um conceito concreto e unânime do que seja realmente o Direito, que sobreviva a elementos morais, culturais, temporais e espaciais que sobre ele incidam na complexa organização humana. Assim, partindo de um estudo da Filosofia e da Teoria Geral do Direito, através do reconhecimento das correntes teóricas que almejaram uma solução para o tema, seja o Direito como Norma, seja como Linguagem, e de suas conseqüentes limitações, o trabalho almejará traçar um panorama possível de seus elementos constitutivos para, através destes, ensaiar uma efetiva caracterização do que seja o signo Direito.


Palavras-chave


Teoria Geral do Direito; Conceito de Direito; Filosofia do Direito; Positivismo Jurídico; Elementos Constitutivos do Direito

Texto completo:

PDF

Referências


BRITO, Edvaldo. Aspectos Constitucionais da Tributação. In: As Vertentes do Direito Constitucional Contemporâneo. MARTINS, Ives Gandra (Coord.). Rio de Janeiro: América Jurídica, 2002.

DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. Tradução Nelson Boeira. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

HART, H.L.A. O conceito de Direito.Tradução A. Ribeiro Mendes .3.ed. Fundação Editoria: Fundação CalousteGulbenkian/Lisboa 2001.

HOLMES, Stephen e SUSTEIN, Cass. The Cost of Rights- Why Liberty Depends on Taxes, New York and London: W. M. Norton, 1999.

KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. Tradução João Baptista Machado. 7º Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

ROSS, Alf. Direito e justiça. 2aEd.Tradução Edson Bini. Revisão técnica Alysson Leandro Mascaro. Bauru: Edipro, 2007.

ARISTÓTELES. A política. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

HOBBES, Thomas. Leviatã. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

LOCKE, John. Segundo Tratado sobre o Governo Civil. Petrópolis: Editora Vozes, 1994. p. 35.

STRECK, Lenio Luiz; MORAIS, José Luis Bolzan de. Ciência Política e Teoria do Estado. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora. 2014. p. 44.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social; tradução de Paulo Neves – Porto Alegre: L&PM, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0103/2022.v8i2.9262

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.