IDEOLOGIAS POLÍTICAS E DIGNIDADE HUMANA: A CONTRIBUIÇÃO DE HELIO GALLARDO PARA A TEORIA CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS

Jacson Gross, Jorge Alberto Macedo Acosta Junior, Daniela Mesquita Leutchuk de Cademartori

Resumo


O texto aborda o tema da teoria crítica dos direitos humanos, especialmente a contribuição de Helio Gallardo no campo da ideologia, da política e da dignidade humana. Ao insistir em uma perspectiva materialista e dialética, o autor tem o objetivo de criar condições de pesquisa e de teorização que superem os mundos de representação burguesa da sociedade. Com o objetivo de introduzir esta formulação se percorrerá dois objetivos específicos: (i) estabelecer o lugar da teoria crítica dos direitos humanos na ideologia política e seus possíveis efeitos de intervenção; (ii) introduzir e apresentar a leitura ideológica como pensabilidade da teoria crítica dos direitos humanos, com atenção ao compromisso com a dignidade humana e política na América Latina. O método de procedimento dialético se soma a uma abordagem qualitativa e técnica de pesquisa bibliográfica com revisão da literatura pertinente, dando forma a este estudo teórico e exploratório.

Palavras-chave


teoria crítica dos direitos humanos; Helio Gallardo; ideologias políticas; pesquisa social; dignidade humana.

Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980.

GALLARDO, Helio. Pensar en América Latina. Costa Rica: Editorial de la Universidad Nacional, 1981.

GALLARDO, Helio. Teoria crítica: Matriz e possibilidade de direitos humanos. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

HERRERA FLORES, Joaquín. Introducción general. In: MOURA, Marcelo de Oliveira (Org.). Irrompendo no real: escritos de teoria crítica dos direitos humanos. Pelotas: EDUCAT, 2005, pp. 17-45.

HERRERA FLORES, Joaquín. Manifesto Inflexivo. In: MOURA, Marcelo de Oliveira (Org.). Irrompendo no real: escritos de teoria crítica dos direitos humanos. Pelotas: EDUCAT, 2005, pp. 261-275.

HERRERA FLORES, Joaquín. Reinvenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.

PRONER, Carol; CORREAS, Oscar (Coord.). Teoria crítica dos direitos humanos. In memoriam Joaquín Herrera Flores. Belo Horizonte: Fórum, 2011.

SÁNCHEZ RUBIO, David. Derechos humanos instituyentes, pensamiento crítico y praxis de liberación. México: akal, 2018.

SÁNCHEZ RUBIO, David. Encantos e desencantos dos direitos humanos: de emancipações, libertações e dominações. Tradução: Ivone Fernandes Morcilho Lixa, Helena Henkin. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2014.

SÁNCHEZ RUBIO, David. Repensar derechos humanos: de la anestesia a la sinestesia. Madrid: Editorial MAD, 2007.

WARAT, Luis Alberto. Segundo manifesto: para ecologia dos afetos (1990). In: Territórios desconhecidos: a procura surrealista pelos lugares do abandono do sentido e da reconstrução da subjetividade. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004, pp. 262-288.

WOLKMER, Antonio Carlos. História do Direito: tradição no Ocidente e no Brasil. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019.

WOLKMER, Antonio Carlos. Ideologia, Estado e Direito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1989.

WOLKMER, Antonio Carlos. Repensando os Direitos Humanos desde uma Perspectiva Latino-americana. In: WOLKMER, A. C; GONZÁLEZ PINTO, Lorena (Orgs). Justiça e Direitos Humanos: para uma discussão contemporânea desde a América Latina. Canoas: Ed. Unilasalle, 2017a, pp. 31-42.

WOLKMER, Antonio Carlos. Teoría crítica del Derecho desde América Latina. México: akal, 2017b.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0103/2022.v8i2.9116

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.