Racionalidade Moderna e Método Jurídico à Luz do Mito da Caverna de Platão

Luciano Gomes dos Santos

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar a Racionalidade Moderna e Método Jurídico à luz do Mito da Caverna de Platão. A estrutura do Mito da Caverna apresenta o despertar do senso comum à ciência. O caminho realizado pelo prisioneiro simboliza a mudança de contexto histórico: da Idade Média cristã à modernidade. A racionalidade moderna surge com nova perspectiva filosófica e científica. Neste contexto, surgem pensadores como Francis Bacon, René Descartes, Gaston Bachelard e Karl Popper, que contribuíram para pensar o método científico. Suas ideias possibilitam pensar o método jurídico. Nesta perspectiva, o jurista deve abandonar sombras do direito dogmático e conhecer novas dinâmicas para se pensar o método jurídico à luz da razão, numa dinâmica crítica, aberta e dialética.


Palavras-chave


Racionalidade moderna; Método jurídico; Mito da caverna

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2003. ARDUINI, Juvenal. Destinação Antropológica. São Paulo: Paulinas, 1989.

GONTIJO, Lucas de Alvarenga. Filosofia do direito: metodologia jurídica, teoria da argumentação e guinada linguístico-pragmática. Belo Horizonte: Arraes Editores. 2011.

ISMAEL, J.C. Sócrates e a arte de viver – um guia para a filosofia no cotidiano. São Paulo: Ágora, 2004.

LALANDE, André. Vocabulário técnico e crítico da Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MARCONDES, Danilo. Textos básicos de Filosofia – dos pré-socráticos a Wittgenstein. 3ª ed., Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

Platão. A República. SP: Martin Claret, 2002.

SABADELL, Ana Lucia. Manual de Sociologia Jurídica – introdução a uma leitura externa do Direito. 3ª ed., São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

TARNAS, Richard. A Epopéia do Pensamento Ocidental – para compreender as ideias que moldaram nossa visão de mundo. 4ª ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

VAZ, Henrique C. de Lima. Antropologia Filosofiaca. Vol. 01, 7ª ed., São Paulo: Loyola, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0103/2015.v1i1.799

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.