O Princípio da Fundamentação das Decisões Judiciais Frente À Ideologia da Teoria Política

Kamilla Pavan

Resumo


Na perspectiva de análise do Princípio da Motivação das Decisões Judiciais, intenciona-se na forma de esclarecer seus aspectos normativos, frente à ideologia da Teoria Política. No desígnio de apontar esse princípio, como uma garantia fundamental de todo cidadão que postula em juízo um direito, ou daquele que se atém a defender-se de um fato, caracteriza-se como um primado obrigatório reconhecido pela Ciência Jurídica há muitos séculos, sendo que no Direito Brasileiro, anterior a independência política já havia a concretização jurídica da motivação das decisões judiciais. No enfoque de que a Ciência Jurídica ao ser aplicada pelos Operadores do Direito deve haver uma correlação com os demais sistemas sociais, como a política, como a economia, deve-se atribuir um juízo de valor à norma a ser aplicada ao caso concreto. Nesse juízo de valor encontra-se a teoria política, como uma forma de orientar todo o sistema jurídico, com finalidade precípua, a busca da certeza, da resposta correta ao que fora postulado ao Poder Judiciário, demonstrando, como objetivo desse trabalho, a forma de interpretar e aplicar as normas jurídicas em decisões que detenham o poder de eficácia. Com a intenção de não esgotar o tema nesse articulado, utilizou-se do método indutivo para a realização do mesmo, com a inter-relação dos métodos operacionais das técnicas de pesquisa bibliográfica, do fichamento, do referente, meios metodológicos capazes de ensejar uma pesquisa científica.

Palavras-chave


Princípio da motivação das decisões judiciais; Teoria política; Valores sociais; Respostas corretas

Texto completo:

PDF

Referências


BAPTISTA DA SILVA, Ovídio. Da função á estrutura. Constituição, Sistemas Sociais e Hermenêutica.

São Leopoldo: Anuário, 2008. BOBBIO, Norberto. Teoría General del Derecho. Madrid: Debate, 1991.

COSTA, Salezio. Reflexões sobre Política e Direito: Homenagem aos professores Osvaldo Ferreira de Melo e Cesar Luiz Pasold. Florianópolis: Conceito Editorial, 2008.

DIAS, Maria da Graça dos. Política Jurídica e Pós-Modernidade. Florianópolis: Conceito Editorial, 2009. FACCINI NETO, Orlando. Elementos de uma Teoria da Decisão Judicial. Hermenêutica, Constituição e respostas corretas em Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011. HANS, Kelsen. ¿Qué es Justicia? Barcelona: Ariel, 1991. MELO, Osvaldo Ferreira de. Fundamentos da Política Jurídica. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1994.

PÉREZ LUÑO, Antonio-Enrique. Teoría del Derecho. Uma concepción de la experiencia jurídica. Madrid: Editorial Tecnos, 1997.

RADBRUCH, Gustav. Filosofia del Derecho. 4. ed. Granada: Comares, 1999. REALE, Miguel. Teoría Tridimensional del Derecho. Valparaiso: Edeval, 1978.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9644/2015.v1i1.731

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.