PRECEDENTES JUDICIAIS COMO UMA BUSCA DA JUSTIÇA EQUITATIVA DE JOHN RAWLS

Eliana Magno Gomes Paes, Marcia Lunardi Flores

Resumo


Este estudo tem o objetivo de identificar o instituto dos precedentes judiciais como sendo uma das maneiras de se chegar à justiça equitativa de John Rawls. O problema de pesquisa está em se saber se é possível que o instituto do precedente judicial seja enquadrado como uma das formas de se trazer uma base sólida para a igual liberdade e, com isso, chegar-se a uma sociedade equânime. A metodologia consiste, essencialmente, em busca teórica, tendo como base a principal obra de John Rawls, qual seja “Uma teoria da justiça”, “Justiça” de Michael Sandel e “As teorias da justiça depois de Rawls: um breve manual de filosofia política” de Roberto Gargarella, bem como autores processualistas civis brasileiros com o intuito de se conhecer o que são os precedentes e de que forma eles agem no direito brasileiro.

Texto completo:

PDF

Referências


DIDIER JR, Fredie. Curso de direito processual civil: teoria da prova, direito probatório, ações probatórias, decisão, precedente, coisa julgada e antecipação dos efeitos da tutela, volume 2. Salvador: JusPODIVM, 2016

DIDIER JR, Fredie.(2) Curso de direito processual civil: introdução ao direito processual civil, parte geral. Salvador: JusPODIVM, 2016

DWORKIN, Ronald. O império do Direito Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GARGARELLA, Roberto. As teorias da justiça depois de Rawls: um breve manual de filosofia política. Trad. Alonso Reis Freire. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008.

MARINONI, Luiz Guilherme. Novo curso de processo civil: tutela dos direitos mediante procedimento comum, volume 2. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Trad. Jussara Simões. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

SANDEL, Michael J. Justiça – o que é fazer a coisa certa. Trad. Heloisa Matias e Maria Alice Máximo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

ZANETI JR, Hermes. O valor vinculante dos precedentes: teoria dos precedentes normativos formalmente vinculantes. Salvador: JusPODIVM, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2017.v3i2.2552

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.