A LÓGICA PERVERSA DA COLABORAÇÃO PREMIADA NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO: POR QUE (AINDA) É NECESSÁRIO FALAR SOBRE O GARANTISMO DE FERRAJOLI?

Juliano Keller do Valle, Marcos Leite Garcia

Resumo


A presente pesquisa pretende investigar o instituto da delação premiada no Brasil, analisando primeiramente o seu conteúdo existente na legislação existente no país, bem como no Código Penal e Processual Brasileiro. Com efeito, busca-se a partir da leitura acerca da Teoria do Garantismo Penal, estabelecer parâmetros e critérios racionais que efetivem a estrita legalidade defendida por Ferrajoli no âmbito da delação premiada. De igual forma o texto tem a pretensão de estabelecer a discussão acerca do grau de legitimidade do Estado ao utilizar da barganha processual penal introduzida através da Lei 12.850/2013 como forma de aplicação ou não de punição. 


Palavras-chave


Constituição. Direito Penal. Processo Penal. Delação Premiada. Garantismo.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Lédio Rosa de. O que é Direito Alternativo?.

ANDRADE, Vera Regina Pereira de. A ilusão de Segurança Jurídica: do controle da violência à violência do controle penal. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.

CASARA, Rubens R. R. Processo Penal do Espetáculo: ensaios sobre o poder penal, a dogmática e o autoritarismo na sociedade brasileira. Florianópolis: Empório do Direito, 2016.

CASARA, Rubens R. R. Juiz Natural à luz do Processo Penal do Espetáculo: os casos ‘operação lava jato’ e ‘mensalão’. In MARTINS, Cristiano Zanin; MARTINS, Valeska Teiexeira Zanin; VALIM, Rafael. O caso Lula: a luta pela afirmação dos direitos fundamentais no Brasil. São Paulo: Contracorrente, 2017.

CAWTHORNE, Nigel. Blitzkrieg: oplano estratégico de Hitler para conquistar a Europa. São Paulo: M. Books, 2015.

FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razão: Teoria do Garantismo Penal. 2.ed. São Paulo:Revista dos Tribunais, 2014.

LUDWIG, Celso Luiz. Para uma Filosofia Jurídica da Libertação: Paradigmas da Filosofia, Filosofia da Libertação e Direito Alternativo. Florianópolis: Conceito Editorial, 2006.

MORAIS DA ROSA, Alexandre. Guia Compacto do Processo Penal conforme a Teoria dos Jogos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.

MORAIS DA ROSA. Direito de Família ‘Total Flex’. ABREU, Pedro; OLIVEIRA, Pedro Miranda. Direito e Processo: estudos em homenagem ao Desembargador Norberto Ungaretti. Florianópolis: Conceito, 2007.

PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática. 13. ed. Florianópolis: Conceito Editorial, 2015.

SANTOS, Juarez Cirino dos Santos. Direito Penal: Parte Geral. 21.ed. Rio de Janeiro: LumenJuris, 2006.

VALLE, Juliano Keller do. Crítica a Delação Premiada: uma análise através da Teoria do Garantismo Penal. São Paulo: Conceito Editorial, 2012.

VASCONCELOS, Vinícius Gomes de. Barganha e Justiça Criminal Negocial. São Paulo: IBCCRIM, 2016.

ZAFFARONI, Eugênio Raul. Direito Penal Brasileiro Volume I – Parte Geral. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0200/2017.v3i2.3743

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Direito Penal, Processo Penal e Constituição, Florianópolis (SC), e-ISSN: 2526-0200

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.